Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/25366
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dc.contributor.advisorThomaz, Omar Ribeiro-
dc.contributor.authorNoronha, Isabel Helena Vieira Cordato de-
dc.date.accessioned2022-05-13T19:23:25Z-
dc.date.available2022-05-13T19:23:25Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.citationNoronha, I. H. V. C. de (2019). Tacteando o indizível [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/25366por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/25366-
dc.descriptionTese com Reconhecimento de Grau e Diploma. Link para acesso ao texto integral no Repositório de origem não encontrado.por
dc.description.abstractComo te construíste a ti mesmo, à medida que construías o teu país? foi a grande questão que serviu como ponto de partida para este trabalho sobre a trajectória de Camilo de Sousa, intelectual, combatente pela Independência de Moçambique e cineasta moçambicano. Uma trajectória que, apesar de condensar experiências colectivas moçambicanas e revelar processos históricos e sociais mais amplos, é aqui tomada numa perspectiva singular, através do uso de uma metodologia experimental que procura trazer o testemunho oral, evitando ao máximo subsumir o ponto de vista do sujeito à perspectiva da pesquisadora. Tal metodologia dialógica, que usa as ferramentas da Antropologia, da psicanálisee da construção fílmica, para abrir algum caminho que permita trazer essa narrativa da esfera privada para a pública, busca penetrar por camadas, num movimento de constante aprofundamento, escrita, edição, reescrita, reedição, a complexa teia de preocupações sociais, culturais, ideológicas, éticas e emocionais, de que é feito o percurso de vida deste personagem, desde os últimos anos do colonialismo até ao final da Luta Armada de Libertação, que culminaria com a Independência de Moçambique. O resultado final é uma auto-etnografia que, Tacteando a quatro mãos o Indizível, revela uma história de vida singular, bem como uma experiência sui-generis produzida na interacção e na relação intersubjectiva de dois cineasta que, para reconstruir discursiva e imagéticamente a história de vida de um deles, precisam de desconstruir subjectivamente os mecanismos do silenciamento político, da marginalização social e do apagamento cultural a que foram sujeitos.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIdentidade socialpor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectMovimentos de libertação nacionalpor
dc.subjectAntropologiapor
dc.subjectMoçambique-Históriapor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectCamilo, Sousa, 1953-por
dc.titleTacteando o indizívelpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101608900por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
thesis.degree.nameDoutoramento em Antropologiapor
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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