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http://hdl.handle.net/10071/25366
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Thomaz, Omar Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Noronha, Isabel Helena Vieira Cordato de | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-13T19:23:25Z | - |
dc.date.available | 2022-05-13T19:23:25Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Noronha, I. H. V. C. de (2019). Tacteando o indizível [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/25366 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/25366 | - |
dc.description | Tese com Reconhecimento de Grau e Diploma. Link para acesso ao texto integral no Repositório de origem não encontrado. | por |
dc.description.abstract | Como te construíste a ti mesmo, à medida que construías o teu país? foi a grande questão que serviu como ponto de partida para este trabalho sobre a trajectória de Camilo de Sousa, intelectual, combatente pela Independência de Moçambique e cineasta moçambicano. Uma trajectória que, apesar de condensar experiências colectivas moçambicanas e revelar processos históricos e sociais mais amplos, é aqui tomada numa perspectiva singular, através do uso de uma metodologia experimental que procura trazer o testemunho oral, evitando ao máximo subsumir o ponto de vista do sujeito à perspectiva da pesquisadora. Tal metodologia dialógica, que usa as ferramentas da Antropologia, da psicanálisee da construção fílmica, para abrir algum caminho que permita trazer essa narrativa da esfera privada para a pública, busca penetrar por camadas, num movimento de constante aprofundamento, escrita, edição, reescrita, reedição, a complexa teia de preocupações sociais, culturais, ideológicas, éticas e emocionais, de que é feito o percurso de vida deste personagem, desde os últimos anos do colonialismo até ao final da Luta Armada de Libertação, que culminaria com a Independência de Moçambique. O resultado final é uma auto-etnografia que, Tacteando a quatro mãos o Indizível, revela uma história de vida singular, bem como uma experiência sui-generis produzida na interacção e na relação intersubjectiva de dois cineasta que, para reconstruir discursiva e imagéticamente a história de vida de um deles, precisam de desconstruir subjectivamente os mecanismos do silenciamento político, da marginalização social e do apagamento cultural a que foram sujeitos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Identidade social | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | Movimentos de libertação nacional | por |
dc.subject | Antropologia | por |
dc.subject | Moçambique-História | por |
dc.subject | Psicanálise | por |
dc.subject | Camilo, Sousa, 1953- | por |
dc.title | Tacteando o indizível | por |
dc.type | doctoralThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.tid | 101608900 | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia | por |
thesis.degree.name | Doutoramento em Antropologia | por |
Aparece nas coleções: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
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