Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/25312
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paio, A. | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-10T11:42:00Z | - |
dc.date.available | 2022-05-10T11:42:00Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.issn | 2183-1939 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/25312 | - |
dc.description.abstract | Num momento em que o uso de tecnologias digitais está a revolucionar a sociedade e sobretudo os conhecimentos, conteúdos e disciplinas nas escolas, torna-se um desafio, para os professores, ensinar as novas gerações para enfrentar o futuro. Os objetivos educacionais não são apenas o que aprender, mas como aprender e o que fazer com esta aprendizagem. Aprender a aprender é indispensável. É premente, assim, clarificar que competências devem os professores desenvolver nos alunos e que práticas implementar a curto e médio prazo para responder aos desafios digitais na educação do século XXI. Foi neste enquadramento, que o Centro de Formação da Aproged promoveu uma ação de formação denominada A fabricação digital como recurso didático que tinha, como um dos objectivos, desafiar professores do ensino básico e secundário português, a procurar alternativas metodológicas de ensino-aprendizagem e questionar o papel destas no ensino. Foram várias as questões em aberto como ponto de partida: Como e quais tecnologias digitais utilizar? Quais são os benefícios educacionais das tecnologias digitais? O que é a fabricação digital (impressão 3D; corte a laser; fresadora)? Quais são os tipos de aplicação? Como estão a ser utilizadas no ensino? Como poderão ser implementadas no ensino-aprendizagem dos conteúdos das minhas disciplinas? Como iremos formar os alunos para serem cidadãos autónomos, assertivos, críticos, inovadores e inclusivos?. Esta formação de 25 horas decorreu no Vitruvius FABLAB - Laboratório de Fabricação Digital no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, entre os dias 31 de outubro e 28 de novembro de 2020. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Aproged | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F03127%2F2020/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Geometria | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Fabricação digital | por |
dc.subject | Recurso didático | por |
dc.title | Desafios digitais na educação do século XXI. A fabricação digital como recurso didático | por |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 15 - 25 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Boletim da Aproged | - |
dc.volume | 35 | - |
degois.publication.firstPage | 15 | - |
degois.publication.lastPage | 25 | - |
degois.publication.title | Desafios digitais na educação do século XXI. A fabricação digital como recurso didático | por |
dc.date.updated | 2022-05-10T12:41:28Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-87214 | - |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-RN - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
article_87214.pdf | Versão Editora | 1,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.