Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/25312
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaio, A.-
dc.date.accessioned2022-05-10T11:42:00Z-
dc.date.available2022-05-10T11:42:00Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn2183-1939-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/25312-
dc.description.abstractNum momento em que o uso de tecnologias digitais está a revolucionar a sociedade e sobretudo os conhecimentos, conteúdos e disciplinas nas escolas, torna-se um desafio, para os professores, ensinar as novas gerações para enfrentar o futuro. Os objetivos educacionais não são apenas o que aprender, mas como aprender e o que fazer com esta aprendizagem. Aprender a aprender é indispensável. É premente, assim, clarificar que competências devem os professores desenvolver nos alunos e que práticas implementar a curto e médio prazo para responder aos desafios digitais na educação do século XXI. Foi neste enquadramento, que o Centro de Formação da Aproged promoveu uma ação de formação denominada A fabricação digital como recurso didático que tinha, como um dos objectivos, desafiar professores do ensino básico e secundário português, a procurar alternativas metodológicas de ensino-aprendizagem e questionar o papel destas no ensino. Foram várias as questões em aberto como ponto de partida: Como e quais tecnologias digitais utilizar? Quais são os benefícios educacionais das tecnologias digitais? O que é a fabricação digital (impressão 3D; corte a laser; fresadora)? Quais são os tipos de aplicação? Como estão a ser utilizadas no ensino? Como poderão ser implementadas no ensino-aprendizagem dos conteúdos das minhas disciplinas? Como iremos formar os alunos para serem cidadãos autónomos, assertivos, críticos, inovadores e inclusivos?. Esta formação de 25 horas decorreu no Vitruvius FABLAB - Laboratório de Fabricação Digital no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, entre os dias 31 de outubro e 28 de novembro de 2020.por
dc.language.isopor-
dc.publisherAproged-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F03127%2F2020/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFabricação digitalpor
dc.subjectRecurso didáticopor
dc.titleDesafios digitais na educação do século XXI. A fabricação digital como recurso didáticopor
dc.typearticle-
dc.pagination15 - 25-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalBoletim da Aproged-
dc.volume35-
degois.publication.firstPage15-
degois.publication.lastPage25-
degois.publication.titleDesafios digitais na educação do século XXI. A fabricação digital como recurso didáticopor
dc.date.updated2022-05-10T12:41:28Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-87214-
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-RN - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_87214.pdfVersão Editora1,65 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.