Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/25308
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Guerra, P. | - |
dc.contributor.author | Oliveira, A. | - |
dc.contributor.author | Sousa, S. | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-10T11:15:00Z | - |
dc.date.available | 2022-05-10T11:15:00Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.issn | 1519-5481 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/25308 | - |
dc.description.abstract | Em Portugal o trabalho criativo em torno da popular music não tem sido objeto de um investimento científico atualizado. Essa situação é premente no que tange aos constrangimentos que se acentuaram na pandemia. Partindo de entrevistas semiestruturadas, este artigo mapeia desigualdades e impactos da COVID-19 no trabalho criativo de 40 músicos portugueses – fruto de uma investigação transnacional em curso, que envolve Portugal, Reino Unido e Austrália. As pesquisas têm revelado um paradoxo face ao trabalho criativo musical: se, por um lado, esse mercado de trabalho apresenta abertura cultural, dinamismo e cosmopolitismo, por outro, revela padrões de desigualdade em termos de género, precariedade de vínculos, informalidade contratual, atipicidade de tarefas (SMITH, THWAITES, 2018; THREADGOLD, 2018). Estes padrões de desigualdade foram severamente acentuados pela pandemia. Importa, por isso, compreender os impactos da COVID-19 nos processos de produção musical dos jovens músicos portugueses situados no espectro diverso e pluriforme da popular music. Por todo o mundo, os governos impuseram restrições à vida social, de modo a controlar a propagação da COVID-19. Muitas medidas terão de se manter a longo prazo, algumas mesmo tornando-se parte do “novo normal” para estes músicos, levando a reequacionar conceitos chave, como, risco, medo, pânico, crise e confiança. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual do Ceará | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Trabalho criativo | por |
dc.subject | Popular music | por |
dc.subject | COVID-19 | por |
dc.subject | Desigualdades | por |
dc.subject | Impactos | por |
dc.title | Um Requiem pelas músicas que perdemos: percursos com paragens pelos impactos da pandemia na produção musical independente em Portugal | por |
dc.title.alternative | A Requiem for the songs we lost: journeys with stops by the impacts of the pandemic on independent music production in Portugal | en |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 171 - 198 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | O Público e o Privado | - |
dc.volume | 38 | - |
dc.number | 19 | - |
degois.publication.firstPage | 171 | - |
degois.publication.lastPage | 198 | - |
degois.publication.issue | 19 | - |
degois.publication.title | Um Requiem pelas músicas que perdemos: percursos com paragens pelos impactos da pandemia na produção musical independente em Portugal | por |
dc.date.updated | 2022-05-10T12:14:16Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-86859 | - |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
article_86859.pdf | Versão Editora | 475,33 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.