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dc.contributor.advisorAbrantes, Pedro-
dc.contributor.authorGaspar, Vanessa M. Leite Ribeiro-
dc.date.accessioned2011-03-22T12:59:25Z-
dc.date.available2011-03-22T12:59:25Z-
dc.date.issued2011-03-22-
dc.date.submitted2009por
dc.identifier.citationGaspar, V. M. L. R. (2009). O abandono escolar: Uma realidade Açoriana [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2518pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/2518-
dc.description.abstractA pertinência deste estudo prende-se com o facto de haver um grande número de crianças/jovens açorianas desprovidas de escolaridade mínima obrigatória que se encontram fora da escola e em situação de risco de pré-delinquência. Para o efeito, pretende-se compreender o abandono escolar precoce das crianças açorianas. Em particular, procura-se identificar e analisar as dinâmicas que contribuem para o elevado número de crianças açorianas que abandonam a escola no início do segundo ciclo de ensino, explorando um território em que este fenómeno tem uma incidência forte: o município de Vila Franca do Campo. Marcando como indicadores destas variáveis os níveis de aprovação e de retenção dos alunos, os níveis de aproveitamento, de interesse, de indisciplina, de assiduidade e até as condições socioeconómicas da família de origem e o seu grau de participação na vida escolar dos filhos. Analisando as perspectivas e/ou estratégias de futuro destas crianças, ou seja, até quando pensam estudar, que profissão pensam ter, em que idade se pensam começar a trabalhar. Especula-se que o problema reside na falta de valorização escolar por parte dos progenitores e comunidade local, a falta de perspectivas futuras dentro das referências locais, a disfuncionalidade educativa ou desadequação escolar na transição do 1º ao 2º ciclo de ensino e/ou a falta de acompanhamento e modelos de orientação e apoio destes alunos que conduzem ao insucesso e consequente abandono.por
dc.description.abstractThe present study justifies itself through the significant number of Azorean children/adolescents that are currently out of the official school system without their minimum grade level, being left to an expected risk of pre-delinquency. To understand the early school abandonment of the Azorean students, de study firstly looks to identify the dynamics that presides the abandonment of most students in the beginning of the second cycle of schooling, through the direct observation of Vila Franca do Campo, where the phenomenon is greatly present. The principal indicators of the present variables are the levels of grade passing and retention of the students, their level of achievement, interest, misbehavior, presence and family socioeconomic conditions and the family participation in schooling. The study analyses the students future perspectives and/or strategies, in other words, until when do they expect to proceed their studies, what profession do they perceive having, at what age do they see themselves initiating a profession. It is expected that the problem resides essentially in the lack of school value transmitted through family and community, the lack of positive role models for local reference, the dysfunctional and inadequate school system that happens in the transition from the first to the second cycle of schooling, the lack of guidance and role models that help students prevent failure and consequential school abandonment.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAbandono escolar -- School abandonmentpor
dc.subjectInsucesso escolar -- School failurepor
dc.subjectDisfuncionalidade educativapor
dc.subjectDesigualdade social -- Social inequalitypor
dc.subjectDysfunctional school systempor
dc.titleO abandono escolar: Uma realidade Açorianapor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação-
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedade-
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologia-
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