Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2517
Autoria: Barros, Melissa Nascimento de
Orientação: Correia, Eduardo
Data: 22-Mar-2011
Título próprio: Estratégias de marketing para ampliar a atratividade e captação de alunos de pós graduação lato sensu na área de fisioterapia em Goiânia
Referência bibliográfica: BARROS, Melissa Nascimento de - Estratégias de marketing para ampliar a atratividade e captação de alunos de pós graduação lato sensu na área de fisioterapia em Goiânia [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2517>.
Palavras-chave: Marketing Educacional
Pós Graduação Lato Sensu
Estratégias
Educational Marketing
Specialization Courses
Strategies
Resumo: No ambiente educacional atual, em que a concorrência acirrada, guerra de preços e ausência de barreiras a novos entrantes constituem grandes ameaças as instituições, somente a adoção de estratégias de marketing aliadas a um serviço de qualidade são capazes de garantir a sobrevivência no mercado institucional. Esse cenário tem motivado as instituições de ensino a investirem em soluções para conhecer melhor seus estudantes e interagir com eles de maneira mais direcionada. A realização de estudos sobre marketing educacional se tornou necessária, e é uma ferramenta estratégica fundamental que possibilita maior competitividade para as organizações, permitindo a atração de novos alunos e fortalecendo a permanência dos já existentes. Assim, esse estudo tem por objetivo geral investigar quais estratégias influenciam diretamente no processo de atratividade e captação de alunos por escolas de Fisioterapia chancelados por Instituições de Ensino Superior em Goiânia. Para alcance desse objetivo realizou se um estudo de caráter exploratório-descritivo com diferentes amostras: 41 alunos do curso de Fisioterapia matriculados no último período; indivíduos recém pós graduados em Fisioterapia e os diretores das escolas de pós graduação lato sensu em Fisioterapia. A análise dos dados foi feita por meio de tabelas de distribuição de freqüência, média e desvio-padrão, cruzamento de dados e teste de Friedman ANOVA. Os resultados demonstraram que apesar das escolas estudadas não possuírem qualquer estrutura formal de marketing, estas empresas educacionais parecem conseguir direcionar seus esforços de marketing para os fatores de atratividade dos alunos, e com isso tem conseguido satisfazer de forma eficaz aos anseios, necessidades e desejos da grande maioria dos seus alunos.
In the current educational environment, where incited competition, price wars and lack of barriers to new entrants constitute major threats of the institutions, only the adoption of marketing strategies combined with a quality in educational service are able to guarantee survival in the institutional market. This scene has motivated education institutions to invest in solutions to better understand their students and interact with them in a more targeted. The studies of educational marketing has become necessary and is a key strategic tool that enables increased competitiveness for organizations, allowing the attraction of new students and retaining the existing ones. Thus, this study aims at investigating what strategies directly influence the process of attraction and attracting students from schools of specialization courses in Physiotherapy chancellor for higher education institutions in Goiânia. To reach that goal an exploratory- descriptive study was carried out with different samples: 41 students of Physiotherapy enrolled in the final period, individuals newly specialized in Physiotherapy and directors of specialization schools broadly in Physical Therapy. Data analysis was done using tables of frequency distribution, mean and standard deviation, cross-checks and Friedman ANOVA test. The results showed that despite the schools surveyed do not have any formal marketing structure, education these companies seem to be able to direct their marketing efforts for the factors of attractiveness of the students, and it has been able to effectively meet the aspirations, needs and desires of majority of their students.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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