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dc.contributor.advisorFilipe, José António-
dc.contributor.authorNeto, José Chavaglia-
dc.date.accessioned2011-03-21T12:52:07Z-
dc.date.available2011-03-21T12:52:07Z-
dc.date.issued2011-03-21-
dc.date.submitted2010por
dc.identifier.citationNeto, J. C. (2010). A energia solar como uma vantagem competitiva em empresas industriais da Amazônia: Ganhos de eficiência da empresa e preferências do consumidor [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2510pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/2510-
dc.description.abstractCom a ampliação da capacidade produtiva das organizações criou-se uma relação antagônica entre a utilização e a escassez dos fatores produtivos. Este dilema indica que nas empresas chegou a hora de quebrar o paradigma existente, buscando a associação da produção com a conservação dos recursos comuns, otimizando a produção de maneira que esta seja sustentável. Sendo a criação de energia um ponto importante na produção de bens e serviços, logicamente esta deve ganhar uma atenção especial, principalmente na área da energia fotovoltaica. Esta energia caracteriza-se pela captação de radiação solar por painéis fotovoltaicos, correspondendo a uma das formas de geração de energia eficiente e sustentável. Este trabalho tem como objetivo conhecer os efeitos na empresa, resultantes de estratégias de inovação com a utilização da energia fotovoltaica em sua produção de bens e serviços. Para esse estudo, utilizar-se-á como arcabouço teórico as ideias de Schumpeter acerca do desenvolvimento econômico e sobre a concorrência, a teoria referente ao gosto do consumidor e a eficiência produtiva na firma e também as ideias de Filipe referentes à utilização dos Recursos Comuns, que tanto têm sido debatidos nas últimas décadas. O estudo exigiu uma abordagem explicativa no que diz respeito aos fins. Quanto aos meios a pesquisa foi de campo, documental, estudo de caso e bibliográfica. As reflexões acerca da inovação como estratégia de empresas por meio da utilização de energia solar fotovoltaica levaram a conclusão de que em um primeiro momento a utilização desta pode causar certa renitência nos empresários por conta dos elevados custos, mas que, a médio e longo prazo esta poderá gerar lucros interessantes para estas empresas por conta da ampla aceitação tanto do lado dos colaboradores destas empresas quanto pela parte dos clientes.por
dc.description.abstractWith the enlargement of the production organizations’ capacity, an antagonism was created in the relationship between the use and the scarcity of resources. This controversy shows to companies that the precise moment has arrived to break the present paradigm. An involvement between production and conservation of the common resources is needed. Therefore it is fundamental to improve the production and to become sustainable, particularly with the contribution of energy production: the energy, mainly photovoltaic energy, is vital and needs special attention. The use of sun radiator through photovoltaic panels may be a way of producing energy in an efficient, sustainable and clean way. This research aims to know about its effects in the enterprises and to study technological innovations using photovoltaic energy in the production of services and goods. The framework of analysis uses Schumpeter’s theory about economic development; the theory that is related to consumer tastes and production efficiency in the firm; and Filipe's ideas about competition using common resources, based on the Commons theories. The research requires some explanations and a case study. Reflections on innovation as a strategy of enterprises through the use of photovoltaic solar energy led to the conclusion that at first its use can lead to some reluctance on the business due to high costs, but that in the medium and long term it can generate important profits for these companies because of the wide acceptance both from the employees of these companies and from the part of clients.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectConcorrência -- Competitionpor
dc.subjectCompetitividade -- Competitivenesspor
dc.subjectEnergiapor
dc.subjectInovação -- Innovationpor
dc.subjectEnergia fotovoltaicapor
dc.subjectRecursos comunspor
dc.subjectSustentabilidade -- Sustainabilitypor
dc.subjectVantagem competitiva -- Competitive advantagepor
dc.subjectPhotovoltaic’s energypor
dc.subjectCommon resourcespor
dc.titleA energia solar como uma vantagem competitiva em empresas industriais da Amazônia: Ganhos de eficiência da empresa e preferências do consumidorpor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresas-
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