Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/25095
Autoria: Elbawab, Roba Rabie Khalil Ibrahim
Orientação: Passos, Ana Margarida
Data: 11-Mar-2022
Título próprio: Predictors and outcomes of team learning in higher education institutions
Referência bibliográfica: Elbawab, R. R. K. I. (2021). Predictors and outcomes of team learning in higher education institutions [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/25095
ISBN: 978-989-781-650-5
Palavras-chave: Team learning
Organizational learning
Higher education institutions
Aprendizagem em equipa
Aprendizagem organizacional -- Organizational learning
Instituições de ensino superior
Resumo: Higher education institutions have faced a lot of change in recent years, where they need to adapt to this change to survive. The main goal of this thesis is to understand and analyse the constructs of team learning and organizational learning processes in higher education institutions and understand the influence on performance. The thesis includes three empirical studies; study 1 is qualitative, and studies 2 and 3 are quantitative. The study's findings in chapter 3 suggest that both team and organizational learning exist in universities, as they are two separate constructs. Moreover, informal learning should be considered at both team and organizational levels as part of the learning processes. Also, the findings show that there is a positive bottom-up relationship between team and organizational learning. Chapter 4 describes a study that focuses on team learning in higher education institutions. The study's findings show the positive influence of team psychological safety and team leadership on team learning and the positive impact of team learning on team performance. Further, this study provides evidence for the mediating role of team learning between team psychological safety, team leadership and team performance. Finally, chapter 5 focuses on validating organizational learning in higher education institutions and their predictors and outcomes. Also, the findings report the positive influence of organizational learning culture on organizational learning and the positive relationship between organizational learning and university performance. Also, our findings indicate the positive relationship between team learning and organizational learning, which supports our findings from chapter 2. This thesis contributes to our understanding of team and organizational learning in higher education institutions. This thesis also provides a newly adapted model for both team and organizational learning in higher education institutions.
As instituições de ensino superior têm enfrentado muitas mudanças nos últimos anos, onde precisam de se adaptar a esta mudança para sobreviver. O objectivo principal desta tese é compreender e analisar os conceitos da aprendizagem em equipa e os processos de aprendizagem organizacional nas instituições de ensino superior e compreender a influência no desempenho. A tese inclui três estudos empíricos; o estudo 1 é qualitativo, e os estudos 2 e 3 são quantitativos. Os resultados do estudo no capítulo 3 sugerem que tanto a aprendizagem em equipa como a aprendizagem organizacional existem nas universidades, uma vez que são dois conceitos diferentes. Além disso, a aprendizagem informal deve ser considerada tanto a nível de equipa como organizacional, como parte dos processos de aprendizagem. Além disso, as conclusões demonstram que existe uma relação positiva de baixo para cima entre a aprendizagem em equipa e a aprendizagem organizacional. O capítulo 4 descreve um estudo que se foca na aprendizagem em equipa nas instituições de ensino superior. Os resultados do estudo demonstram a influência positiva da segurança psicológica da equipa e da liderança da equipa na aprendizagem em equipa e o impacto positivo da aprendizagem em equipa no desempenho da equipa. Além disso, este estudo fornece provas do papel mediador da aprendizagem em equipa entre segurança psicológica da equipa, liderança da equipa e desempenho da equipa. Finalmente, o capítulo 5 foca-se na validação da aprendizagem organizacional em instituições de ensino superior e nos seus preditores e resultados. Além disso, os resultados relatam a influência positiva da cultura de aprendizagem organizacional na aprendizagem organizacional e a relação positiva entre a aprendizagem organizacional e o desempenho universitário. Além disso, as nossas conclusões indicam a relação positiva entre a aprendizagem em equipa e a aprendizagem organizacional, o que apoia as nossas conclusões do capítulo 2. Esta tese contribui para a nossa compreensão da aprendizagem em equipa e organizacional nas instituições de ensino superior. Esta tese fornece também um modelo recentemente adaptado tanto para a aprendizagem em equipa como para a aprendizagem organizacional em instituições de ensino superior.
Designação do grau: Doutoramento em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_roba_eibawab.pdf1,09 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.