Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/25032
Autoria: Gomes, Joana Filipa Martins
Orientação: Pinto, Paula Cristina André dos Ramos
Data: 17-Dez-2021
Título próprio: O serviço educativo do Museu Calouste Gulbenkian: Estratégias de mediação cultural
Referência bibliográfica: Gomes, J. F. M. (2021). O serviço educativo do Museu Calouste Gulbenkian: Estratégias de mediação cultural [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/25032
Palavras-chave: Museu Calouste Gulbenkian
Serviço educativo
Mediação cultural
Espaços de diálogo
Calouste Gulbenkian Museum
Educative service
Cultural mediation
Dialogue spaces
Resumo: As crescentes transformações e reestruturações de que foram alvo os museus e os serviços educativos desde a segunda metade do século XX, relativamente ao papel social, educativo e representativo que atualmente possuem, alteraram a perceção destas instituições junto da sociedade. Articulam o trabalho que desenvolvem com a comunidade e com o território através de estratégias de mediação cultural que têm como objetivo a criação de espaços de diálogo que sejam inclusivos, participativos, dinâmicos e reflexivos. Intitulada O serviço educativo do Museu Calouste Gulbenkian: Estratégias de Mediação Cultural, esta dissertação visa analisar o serviço educativo do Museu Calouste Gulbenkian enquanto caso de estudo e investigar as estratégias de mediação cultural desenvolvidas pelo mesmo na criação de espaços de diálogo. A partir do quadro conceptual e da pesquisa empírica, que consistiu na observação de oito atividades integradas no programa Gulbenkian Descobrir e da realização de sete entrevistas às mediadoras culturais do serviço educativo em questão, concluímos que o serviço educativo do Museu Calouste Gulbenkian estabelece a mediação cultural como linha de ação principal. Através da análise deste caso de estudo, compreendemos que os espaços de diálogo são criados através de estratégias de mediação cultural que resultam numa experiência museológica mais significativa para o público que, por sua vez, potencia a construção de conhecimento e o processo de aprendizagem do mesmo. Foram, de igual modo, analisadas as dificuldades sentidas por consequência da pandemia Covid-19, bem como o que se perceciona como o futuro e o ideal da mediação cultural.
The growing transformations and restructuring that museums and educational services were subjected to since the second half of the 20th century, concerning the social, educational and representative role they currently undergo, have changed society’s perception of these institutions. They articulate their work with the community and the territory through cultural mediation strategies whose main goal is to create spaces for inclusive, participatory, dynamic and reflective dialogue. Titled The educational service of the Calouste Gulbenkian Museum: Cultural Mediation Strategies, this dissertation aims to analyze the educational service of the Calouste Gulbenkian Museum as a case study and investigate the cultural mediation strategies developed by this service in the creation of spaces for dialogue. From the conceptual framework and empirical research, which consisted in the observation of eight activities integrated in the Gulbenkian Descobrir program and the conduction of seven interviews with the cultural mediators of this service, we conclude that the educational service of the Calouste Gulbenkian Museum establishes cultural mediation as it’s main course of action. Through the analysis of the case study, we understand that spaces for dialogue are created through cultural mediation strategies that result in a more significant museum experience for the publics, which, in turn, enhances the construction of knowledge as well as learning process. Likewise, the difficulties felt as a result of the Covid-19 pandemic and what is perceived as the future and ideal of cultural mediation were also analyzed.
Designação do grau: Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joana_martins_gomes.pdf1,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.