Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24844
Autoria: Ribeiro, Cristina Eustáquia
Orientação: Ferreira, Pedro António de Sousa
Data: 1-Fev-2022
Título próprio: Avaliação da robustez do modelo de negócio do festival nacional de gastronomia de Santarém: perspetiva de extração de insights para a construção de recomendações para a entidade organizadora do festival
Referência bibliográfica: Ribeiro, C. E. (2021). Avaliação da robustez do modelo de negócio do festival nacional de gastronomia de Santarém: perspetiva de extração de insights para a construção de recomendações para a entidade organizadora do festival [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24844
Palavras-chave: Avaliação do modelo de negócio
Robustez
Teste de estresse
Festival gastronómico
Assessment of business model
Robustness
Stress test
Gastronomic festival
Resumo: Propósito: Descrever e avaliar a robustez do Modelo de Negócio do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém (FNGS). Design/ metodologia/ abordagem: A problemática encontrada foi o déficit de utilização de ferramentas de avaliação da robustez de Modelo de Negócio na gestão de festivais gastronómicos. Com a questão de investigação “Qual a robustez do Modelo de Negócio do FNGS?” esta pesquisa tem como objetivo principal avaliar a robustez do Modelo de Negócio do FNGS e sugerir algumas propostas de melhorias e revisão para a Viver Santarém - Entidade que gere o Festival. Este projeto utiliza abordagem qualitativa e posicionamento construção interpretativo-construtivista. Sua perspetiva de abordagem do tema é avaliar a Robustez do Modelo de Negócio do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém. Principais conclusões: O Modelo de Negócio do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém ao ser avaliado pelo teste de estresse, ferramenta elaborada por Timber Haaker e equipa, mostrou-se robusto, apesar de possuir vulnerabilidades em seus canais de comunicação, necessitando de um plano de comunicação estratégico, mais cuidado em seu design visual, além da falta de um conceito curatorial conciso, para evidenciar sua identidade. Também há a necessidade de contratar uma empresa de bilhetagem para melhor relacionamento com o público e a recomendação da utilização de ferramenta automatizada de gestão do evento para melhor visualização de todas as ações do evento. Estes foram os alguns dos principais itens que necessitam de uma revisão da Entidade que gere o Festival. Originalidade/ Valor: Projeto pioneiro na descrição e avaliação da robustez do Modelo de Negócio de Festival Gastronómico. A área de avaliação de robustez do Modelo de Negócio, apesar de importante, ainda é muito preterida e este projeto oferece um contributo válido para a área: o uso do teste de estresse, para avaliar a robustez de um grande Festival Gastronómico.
Purpose: To describe and assess the robustness of the Business Model of the National Gastronomy Festival of Santarém (FNGS). Design/ methodology/ approach: The problem found was the lack of use of tools to assess the robustness of the Business Model in the management of gastronomic festivals. By exploring the question “How robust is the FNGS Business Model?”, this research seeks to evaluate the robustness of the FNGS Business Model and suggest some improvements and revisions for Viver Santarém, the entity that manages the Festival. This project uses a qualitative approach and an interpretative-constructivist construction. The angle chosen to explore the theme is the evaluation of the Robustness of the Business Model of the National Festival of Gastronomy of Santarém. Main conclusions: When evaluated with the Stress Test, a tool developed by Timber Haaker and team, the Business Model of the National Gastronomy Festival of Santarém proved to be robust, despite having vulnerabilities in its communication channels, requiring a strategic communication plan, more care in its visual design, in addition to the lack of a concise curatorial concept to showcase its identity. There is also the need to hire a ticketing company for a better relationship with the audience and to use automated tools to manage the event. These were some of the key aspects to be reviewed by the entity managing the Festival. Originality/ Value: Pioneering project in describing and assessing the robustness of the Business Model of a Gastronomic Festival. Although important, the area of robustness assessment of a business model is still neglected - and this project offers a valid contribution to the area: the use of stress testing to assess the robustness of a major Gastronomic Festival.
Designação do grau: Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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