Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/24637
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Saraiva, M. | - |
dc.contributor.author | Pires, A. R. | - |
dc.contributor.author | Villalobos Moya, K. | - |
dc.contributor.author | Andrade, A. | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-02T10:56:49Z | - |
dc.date.available | 2022-03-02T10:56:49Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-97890-8-1 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/24637 | - |
dc.description.abstract | Os processos educativos são os processos mais difíceis de gerir, quer pela duração dos ciclos de estudos, quer pela variedade dos atores e das suas intervenções, quer ainda pelas interações diversas e pouco integradas entre docentes, estudantes e órgãos de gestão. Contudo, a educação e, em particular, o ensino superior, constitui o setor mais determinante para o futuro de uma sociedade, pelo que, espera-se, funcione aos mais elevados níveis de desempenho. Com este artigo pretende-se analisar a evolução da produção científica obtida na Revista TMQ-Techniques, Methodologies and Quality e nas Atas dos Encontros anuais da Rede dos Investigadores da Qualidade (RIQUAL), no período de 2009 a 2018, através da utilização das palavras-chave, enunciadas pelos autores nos artigos e comunicações publicadas, ligadas à temática da educação. Os principais resultados obtidos mostram que, nos artigos publicados na Revista TQM, as categorias de palavras-chaves com maior frequência foram “Avaliação Académica”, “Ensino Superior”, “Estratégias e Abordagens”, “Estratégias e Abordagens”, “Qualidade”, “Gestão e Processos” e “Modelos e Ferramentas da Qualidade”. No caso das Atas dos Encontros da RIQUAL, as categorias com maior frequência foram “Qualidade”, “Ensino Superior”, “Educação”, “Normas e Certificação”, “Avaliação Académica” e “Satisfação-Expectativas- Perceções”. Face a esses resultados, pode concluir-se que a gestão das Instituições de Ensino Superior (EIS) e dos seus processos e, em particular a Gestão da Qualidade ocupam com grande destaque a investigação. A experiência dos editores permite ainda referir a necessidade de investigar outras formas de intervenção dos sistemas da qualidade e as próprias formas de organização interna e externa das IES, de modo a melhorar a eficácia global no cumprimento da sua missão. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | FORGES; IFB; Universidade de Brasília | - |
dc.relation | UID/GES/00315/2019 | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.subject | Sistema de gestão | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.title | Educação e gestão em instituições Portuguesas de ensino superior: Análise dos artigos publicados na revista TMQ e nas atas dos encontros da RIQUAL | por |
dc.type | conferenceObject | - |
dc.event.title | 9ª Conferência da FORGES | - |
dc.event.type | Conferência | pt |
dc.event.location | Brasília | por |
dc.event.date | 2019 | - |
dc.pagination | 578 - 590 | - |
dc.peerreviewed | no | - |
dc.journal | 9ª Conferência da FORGES - “O ensino superior e a promoção do desenvolvimento humano: contextos e experiências nos países e regiões de língua portuguesa” | - |
degois.publication.firstPage | 578 | - |
degois.publication.lastPage | 590 | - |
degois.publication.location | Brasília | por |
degois.publication.title | Educação e gestão em instituições Portuguesas de ensino superior: Análise dos artigos publicados na revista TMQ e nas atas dos encontros da RIQUAL | por |
dc.date.updated | 2022-03-02T10:54:43Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-86597 | - |
Aparece nas coleções: | BRU-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
conferenceobject_86597.pdf | Versão Editora | 381,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.