Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24637
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSaraiva, M.-
dc.contributor.authorPires, A. R.-
dc.contributor.authorVillalobos Moya, K.-
dc.contributor.authorAndrade, A.-
dc.date.accessioned2022-03-02T10:56:49Z-
dc.date.available2022-03-02T10:56:49Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.isbn978-989-97890-8-1-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/24637-
dc.description.abstractOs processos educativos são os processos mais difíceis de gerir, quer pela duração dos ciclos de estudos, quer pela variedade dos atores e das suas intervenções, quer ainda pelas interações diversas e pouco integradas entre docentes, estudantes e órgãos de gestão. Contudo, a educação e, em particular, o ensino superior, constitui o setor mais determinante para o futuro de uma sociedade, pelo que, espera-se, funcione aos mais elevados níveis de desempenho. Com este artigo pretende-se analisar a evolução da produção científica obtida na Revista TMQ-Techniques, Methodologies and Quality e nas Atas dos Encontros anuais da Rede dos Investigadores da Qualidade (RIQUAL), no período de 2009 a 2018, através da utilização das palavras-chave, enunciadas pelos autores nos artigos e comunicações publicadas, ligadas à temática da educação. Os principais resultados obtidos mostram que, nos artigos publicados na Revista TQM, as categorias de palavras-chaves com maior frequência foram “Avaliação Académica”, “Ensino Superior”, “Estratégias e Abordagens”, “Estratégias e Abordagens”, “Qualidade”, “Gestão e Processos” e “Modelos e Ferramentas da Qualidade”. No caso das Atas dos Encontros da RIQUAL, as categorias com maior frequência foram “Qualidade”, “Ensino Superior”, “Educação”, “Normas e Certificação”, “Avaliação Académica” e “Satisfação-Expectativas- Perceções”. Face a esses resultados, pode concluir-se que a gestão das Instituições de Ensino Superior (EIS) e dos seus processos e, em particular a Gestão da Qualidade ocupam com grande destaque a investigação. A experiência dos editores permite ainda referir a necessidade de investigar outras formas de intervenção dos sistemas da qualidade e as próprias formas de organização interna e externa das IES, de modo a melhorar a eficácia global no cumprimento da sua missão.por
dc.language.isopor-
dc.publisherFORGES; IFB; Universidade de Brasília-
dc.relationUID/GES/00315/2019-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectSistema de gestãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.titleEducação e gestão em instituições Portuguesas de ensino superior: Análise dos artigos publicados na revista TMQ e nas atas dos encontros da RIQUALpor
dc.typeconferenceObject-
dc.event.title9ª Conferência da FORGES-
dc.event.typeConferênciapt
dc.event.locationBrasíliapor
dc.event.date2019-
dc.pagination578 - 590-
dc.peerreviewedno-
dc.journal9ª Conferência da FORGES - “O ensino superior e a promoção do desenvolvimento humano: contextos e experiências nos países e regiões de língua portuguesa”-
degois.publication.firstPage578-
degois.publication.lastPage590-
degois.publication.locationBrasíliapor
degois.publication.titleEducação e gestão em instituições Portuguesas de ensino superior: Análise dos artigos publicados na revista TMQ e nas atas dos encontros da RIQUALpor
dc.date.updated2022-03-02T10:54:43Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-86597-
Aparece nas coleções:BRU-CRI - Comunicações a conferências internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
conferenceobject_86597.pdfVersão Editora381,66 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.