Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24620
Autoria: Duro, Patrícia Maria Silva
Orientação: Fernandes, Alexandra Etelvina Martins Marques
Data: 4-Jan-2022
Título próprio: Gestão do conhecimento: Um estudo empírico sobre uma instituição de ensino superior Portuguesa
Referência bibliográfica: Duro, P. M. S. (2021). Gestão do conhecimento: Um estudo empírico sobre uma instituição de ensino superior Portuguesa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24620
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Partilha do conhecimento
Instituições de ensino superior
Knowledge management
Knowledge sharing
Higher education institutions
Resumo: O dinâmico ambiente económico global apresenta inúmeros desafios ao setor de ensino superior. A gestão eficaz do conhecimento desempenha um papel cada vez mais importante na criação de vantagem competitivo. Há uma enorme procura por gestores qualificados na economia global, incluindo em Portugal. Isso exige uma revisão das iniciativas de gestão do conhecimento nas Business School. Como resultado, as organizações estão a planear e implementar estratégias baseadas no conhecimento, para melhorar a sua competitividade, produtividade e eficácia organizacional. Esta dissertação é resultado de um estudo que procura explicar os fatores que influenciam o sucesso de iniciativas de gestão do conhecimento, numa Business School. Foi construído um modelo de pesquisa e hipóteses a partir de fatores individuais e organizacionais identificados para avaliar as atitudes, perceções e comportamentos de académicos e a identificação de fatores que apoiam ou dificultam a partilha de conhecimento. Através das respostas de questionários aplicado no ISCTE Business School, foi adotada uma abordagem de modelagem de equação estrutural (SEM). Os resultados indicaram que, em geral, as crenças individuais entre o corpo docente são mais influentes na sua atitude de partilha de conhecimento do que a cultura organizacional. Além disso, a liderança foi o fator mais influente da cultura organizacional. A crença na possibilidade de benefícios intrínsecos e relacionamentos recíprocos foi considerada um fator individual altamente significativo. Esta investigação pode contribuir para apoiar a gestão de instituições de ensino superior na definição de estratégias e no desenvolvimento de ações para promover uma cultura organizacional baseadas na gestão do conhecimento.
The dynamic global economic environment presents numerous challenges to the higher education sector. Effective performance management role becomes increasingly important in creating competitive advantage. There is a huge demand for managers in the global economy, including in Portugal. This requires a review of knowledge management initiatives in Business Schools. As a result, organizations are knowledge-based planning and implementation to improve their effectiveness, productivity, and organizational efficiency. This dissertation is the result of a study that seeks to explain the factors that influence the success of knowledge management initiatives in a Business School. A research model and hypotheses were built based on individual and organizational factors identified to assess the attitudes, perceptions and behaviour of academics and the identification of factors that support or hinder the sharing of knowledge. Through the responses to selected questionnaires at the ISCTE Business School, a structural equation modelling (SEM) approach was adopted. The results indicated that, in general, individual beliefs among faculty are more influential in their attitude of knowledge sharing than organizational culture. Furthermore, leadership was the most influential factor in organizational culture. The belief in the possibility of intrinsic benefits and reciprocal relationships was considered a highly significant individual factor. This investigation can contribute to support the management of higher education institutions in defining strategies and developing actions to promote an organizational culture based on knowledge management.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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