Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24619
Autoria: Gato, Mafalda Sofia Santos
Orientação: Dias, Álvaro de Borba Cruz Lopes
Data: 15-Dez-2021
Título próprio: Local destination management office: A strategic analysis in a creative tourism context
Referência bibliográfica: Gato, M. S. S. (2021). Local destination management office: A strategic analysis in a creative tourism context [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24619
Palavras-chave: Destination management office
Local destination management office
Destination tourism development
Co-creation
Creative tourism
Organizational capabilities
Marketing capabilities
Organização de gestão do destino
Organização local de gestão do destino
Gestão e desenvolvimento do destino turístico
Co-criação
Turismo criativo
Capacidades organizacionais
Capacidades de marketing
Resumo: Delivering a positive tourism experience is an expanding concern of destinations due to the growth of the tourism industry. Moreover, the emergence of creative tourism has led to a continued necessity for local destination management office to pursue innovative and versatile strategies. Thereby, organizations that are directly involved and have a vital leadership role in their destinations, can focus on destination’s continuing development, assuring competitiveness and sustainability. To encounter the objectives of this dissertation and validate the proposed conceptual model, a mixed-method approach was used, resorting to a Focus Group of six local destination management offices in creative tourism and an internet-mediated questionnaire to one hundred and sixteen (116) local destination management offices in Portugal. In this lastmentioned study, a multivariate statistical analysis was carried out based on structural equational modelling. Thus, this dissertation assessed the effect that local destination management office’s marketing communication capabilities and defining key success factors in tourism destinations have on creative tourism context destination and their activities, as well as on providing a unique involvement for tourists by creating or enhancing organization’s learning commitment capability and the local destination management office’s management skills. Findings of the studies demonstrated that local destination management office ought to prioritize organization’s culture by coordinating learning and effective knowledge training to strengthen marketing communication capabilities while focusing on potentiating their resources, to achieve destination’s development through implementing a local creative tourism destination. Thereby, leading towards generating value to a greater creative tourism local destination where tourists play an active role.
Um dos objetivos dos destinos turísticos é serem capazes de entregar uma experiência positiva aos turistas. Além disso, devido ao turismo criativo, os gestores de destino turístico têm procurado alcançar estratégias inovadoras. Desta forma, as organizações que têm um papel de liderança nos seus destinos, focam-se no desenvolvimento destes, assegurando a competitividade e sustentabilidade. Para alcançar os objetivos delineados nesta dissertação e validar o modelo conceptual, recorreu-se a uma abordagem de método misto, ao aplicar um Focus Group a seis representantes de organizações de gestão do destino, no contexto do turismo criativo, assim como um questionário online a cento e dezasseis (116) representantes de organizações de gestão do destino em Portugal. Neste último, realizou-se uma análise estatística multivariada baseada num modelo de equações estruturais. Assim, esta dissertação aferiu o efeito que as capacidades de comunicação de marketing e a definição de fatores chave de sucesso dos destinos têm. em destinos turísticos criativos, assim como, em oferecerem um envolvimento único aos turistas ao aperfeiçoarem a capacidade de aprendizagem da organização e a capacidade de gestão destes representantes. Os resultados destes estudos demonstraram que os representantes de organizações de gestão do destino devem priorizar a cultura organizacional ao coordenar aprendizagem e formação eficazes para reforçar as capacidades de comunicação de marketing e, também, ao focarem-se na potencialização dos recursos, de forma a atingir o desenvolvimento de um destino de turismo criativo. Consequentemente, dirigindo a que um destino seja mais inovador, ao criar valor e onde o turista desempenha um papel ativo.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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