Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24606
Autoria: Serra, Sónia Carolina Carvalho
Orientação: Meireles, Mónica Alexandra Vilar Ribeiro de
Data: 9-Dez-2021
Título próprio: Teoria dos jogos aplicada a empresas que discriminam preços usando publicidade massificada versus publicidade direcionada
Referência bibliográfica: Serra, S. C. C. (2021). Teoria dos jogos aplicada a empresas que discriminam preços usando publicidade massificada versus publicidade direcionada [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24606
Palavras-chave: Publicidade direcionada
Discriminação de preços
Teoria dos jogos -- Game theory
Modelo de Bertrand
Targeted advertising
Price discrimination
Bertrand model
Resumo: As empresas, de forma a divulgar os seus produtos e/ou serviços, costumam recorrer à publicidade, com o objetivo de um maior número de consumidores ter conhecimento da sua empresa. Desta forma, as empresas pretendem não só que a procura pelos seus produtos e/ou serviços aumente, como também incrementar os seus lucros. De entre os vários tipos de publicidade existentes, destaca-se a publicidade direcionada, que tem crescido nos últimos anos, em parte devido ao aumento da utilização da internet, bem como ao desenvolvimento dos métodos de recolha, análise e armazenamento de dados sobre os consumidores. De forma a analisar, num mercado em duopólio, qual a melhor estratégia entre realizar publicidade massificada ou direcionada, para duas empresas discriminadoras de preços, recorreu-se à teoria dos jogos. Neste sentido, utilizou-se o Modelo de Bertrand para determinar qual a estratégia que maximizava o lucro das empresas. Os resultados obtidos permitiram concluir que a melhor ação a seguir para ambas as empresas consistia em realizar publicidade direcionada.
Companies, in order to disseminate their products and/or services, often use advertising, with the aim of getting a greater number of consumers to be aware of their company. In this way, companies not only seek for an increase in the demand of their products and/or services, but also an increase in their profits. Among the various types of advertising, stands out the targeted advertising, that has grown in recent years, partly due to increased internet use, as well as the development of methods for collecting, analysing and storing consumer data. In order to analyze, in a duopoly market, what the best strategy is between massive or targeted advertising, for two price-discriminating companies, it was used the game theory. In this sense, Bertrand's Model was chosen to determine which strategy would maximize the profit of companies. The results obtained allowed us to conclude that the best action to be taken for both companies was to perform targeted advertising.
Designação do grau: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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