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http://hdl.handle.net/10071/24606
Autoria: | Serra, Sónia Carolina Carvalho |
Orientação: | Meireles, Mónica Alexandra Vilar Ribeiro de |
Data: | 9-Dez-2021 |
Título próprio: | Teoria dos jogos aplicada a empresas que discriminam preços usando publicidade massificada versus publicidade direcionada |
Referência bibliográfica: | Serra, S. C. C. (2021). Teoria dos jogos aplicada a empresas que discriminam preços usando publicidade massificada versus publicidade direcionada [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24606 |
Palavras-chave: | Publicidade direcionada Discriminação de preços Teoria dos jogos -- Game theory Modelo de Bertrand Targeted advertising Price discrimination Bertrand model |
Resumo: | As empresas, de forma a divulgar os seus produtos e/ou serviços, costumam recorrer à
publicidade, com o objetivo de um maior número de consumidores ter conhecimento da sua
empresa. Desta forma, as empresas pretendem não só que a procura pelos seus produtos e/ou
serviços aumente, como também incrementar os seus lucros. De entre os vários tipos de
publicidade existentes, destaca-se a publicidade direcionada, que tem crescido nos últimos
anos, em parte devido ao aumento da utilização da internet, bem como ao desenvolvimento
dos métodos de recolha, análise e armazenamento de dados sobre os consumidores.
De forma a analisar, num mercado em duopólio, qual a melhor estratégia entre realizar
publicidade massificada ou direcionada, para duas empresas discriminadoras de preços,
recorreu-se à teoria dos jogos. Neste sentido, utilizou-se o Modelo de Bertrand para
determinar qual a estratégia que maximizava o lucro das empresas. Os resultados obtidos
permitiram concluir que a melhor ação a seguir para ambas as empresas consistia em realizar
publicidade direcionada. Companies, in order to disseminate their products and/or services, often use advertising, with the aim of getting a greater number of consumers to be aware of their company. In this way, companies not only seek for an increase in the demand of their products and/or services, but also an increase in their profits. Among the various types of advertising, stands out the targeted advertising, that has grown in recent years, partly due to increased internet use, as well as the development of methods for collecting, analysing and storing consumer data. In order to analyze, in a duopoly market, what the best strategy is between massive or targeted advertising, for two price-discriminating companies, it was used the game theory. In this sense, Bertrand's Model was chosen to determine which strategy would maximize the profit of companies. The results obtained allowed us to conclude that the best action to be taken for both companies was to perform targeted advertising. |
Designação do grau: | Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_sonia_carvalho_serra.pdf | 467,96 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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