Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24459
Autoria: Tavares, Mariana Nobre
Orientação: Rodrigues, Ricardo Borges
Tendais, Iva
Data: 21-Dez-2021
Título próprio: Competência intercultural e bem-estar profissional dos professores: O papel moderador do clima escolar e da diversidade étnica e cultural dos alunos
Referência bibliográfica: Tavares, M. N. (2021). Competência intercultural e bem-estar profissional dos professores: O papel moderador do clima escolar e da diversidade étnica e cultural dos alunos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24459
Palavras-chave: Competência intercultural
Quadro de Referência para uma Cultura da Democracia
Bem-estar profissional
Clima escola
Diversidade étnica e cultural
Intercultural competence
Reference Framework of Competences for Democratic Culture
Professional well-being
School climate
Ethnic and cultural diversity
Resumo: A crescente diversidade étnica e cultural, entre a população estudantil, tem colocado alguns desafios adicionais aos professores capazes de influenciar negativamente o seu bem-estar profissional, principalmente quando não possuem competências para lidar com salas de aula étnica e culturalmente diversas. O clima escolar ao estar relacionado com a disponibilidade de recursos na escola, por exemplo, uma rede de apoio, pode afetar, de forma positiva, o bem-estar profissional dos professores. O presente estudo teve como objetivo caracterizar a competência intercultural dos professores e explorar a relação entre a competência intercultural dos professores, através do Quadro de Referência para uma Cultura da Democracia, proposto pelo Conselho da Europa, e o seu bem-estar profissional, bem como testar o papel moderador do clima escolar e da diversidade étnica e cultural nesta relação. A recolha de dados foi realizada através de um questionário online, resultando numa amostra de 312 professores a lecionar no 1.º, 2.º, 3.º ciclo ou no ensino secundário de escolas portuguesas com maior probabilidade de diversidade étnica e cultural na população estudantil. Os resultados indicam elevados níveis de proficiência ao nível da competência intercultural por parte dos professores, assim como elevados níveis de bem-estar profissional. De igual modo, verificou-se que o clima escolar se encontra associado a maiores níveis de bem-estar profissional e que o grau de diversidade étnica e cultural dos alunos se encontra negativamente associado ao bem-estar profissional dos professores. Ainda, o clima escolar moderou a relação entre algumas dimensões da competência intercultural e o bem-estar profissional do professor.
The increasing ethnic and cultural diversity among the student population has posed some additional challenges to teachers that can negatively influence their professional well-being, especially when they lack the skills to deal with ethnically and culturally diverse classrooms. The school climate as it relates to the availability of resources in the school, for example, a support network, can positively affect teachers' professional well-being. The present study aimed to characterize teachers' intercultural competence and to explore the relationship between teachers' intercultural competence through the Reference Framework of Competences for Democratic Culture proposed by the Council of Europe and their professional well-being, as well as to test the moderating role of school climate and ethnic and cultural diversity in this relationship. Data collection was carried out through an online survey, resulting in a sample of 312 teachers teaching in 1st, 2nd, 3rd cycle or secondary education in Portuguese schools most likely to have ethnic and cultural diversity in the student population. The results indicate high levels of proficiency in intercultural competence among teachers, as well as high levels of professional well-being. Similarly, it was found that the school climate is associated with lower levels of professional well-being and the degree of ethnic and cultural diversity of students is negatively associated with teachers' professional well-being. Furthermore, the school climate moderated the relationship between some dimensions of intercultural competence and teachers' professional well-being.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_mariana_nobre_tavares.pdf
  Restricted Access
1,07 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.