Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2444
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMachado, Fernando Luís-
dc.contributor.authorFortes, Magda Alexandra Manso Nogueira Nunes-
dc.date.accessioned2011-03-11T12:56:25Z-
dc.date.available2011-03-11T12:56:25Z-
dc.date.issued2011-03-11-
dc.date.submitted2009por
dc.identifier.citationFORTES, Magda Alexandra Manso Nogueira Nunes - Desigualdades Sociais e Insucesso Escolar na Região Autónoma da Madeira [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2444>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/2444-
dc.description.abstractTendo em conta a massificação do sistema de ensino devida à universalização de acesso à escola, procura-se conhecer e compreender o sucesso/insucesso vivido pelos alunos do 9º ano de escolaridade na Região Autónoma da Madeira. Por um lado, pretende-se analisar o modo como o contexto social se afirma como um elemento que potencia ou reduz as possibilidades de sucesso pondo em causa o ideal de igualdade de oportunidades. Por outro, compreender como se articula o desempenho escolar com as condições escolares de que beneficiam os alunos, ao nível das turmas e dos horários. A investigação permitiu identificar que os alunos oriundos das classes sociais com menores recursos e mais mal posicionados na escala social são os que mais ficam retidos e que, no interior da escola, é criada uma diferenciação que tem por base as trajectórias escolares realizadas.por
dc.description.abstractConsidering the expansion of the educational system and the universality of school, it is our intention to understand the school performance of the youngsters who attend the last year of compulsory education in Madeira. On the one hand, we will analyse how social contexts increase or reduce the possibilities of success and influence the ideal of equal opportunities. On the other hand, we will analyse the relation between the school performance of students and the conditions provided by schools in what concerns classes and timetables. The investigation showed us that the students form poor backgrounds are the ones who more frequently have school failure and that the selection of students is based on the results they achieve.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectdesigualdades sociaispor
dc.subjectinsucesso escolarpor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectescolapor
dc.subjectsocial inequalitiespor
dc.subjectschool performancepor
dc.subjecteducationpor
dc.subjectschoolpor
dc.titleDesigualdades Sociais e Insucesso Escolar na Região Autónoma da Madeirapor
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedade-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Desigualdades Sociais e Insucesso Escolar na Região Autónoma da Madeira (2).pdf
  Restricted Access
708,41 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.