Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24346
Autoria: Oitavén, Isabel Contreras Calado
Orientação: Silva, Rui Vinhas da
Marques, Catarina
Data: 27-Dez-2021
Título próprio: Customers’ perceived risk & intention to visit restaurants during COVID-19: An empirical analysis in Portugal
Referência bibliográfica: Oitavén, I. C. C. (2021). Customers’ perceived risk & intention to visit restaurants during COVID-19: An empirical analysis in Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24346
Palavras-chave: Consumidor -- Consumer
Risk perceptions
Trust
SARS-CoV-2
Perceções de risco
Confiança
Restaurante -- Restaurant
Resumo: The present research aims to reveal how consumers’ intention to visit restaurants is affected by consumers’ risk perception and different types of trust during a pandemic calamity. The sample was composed of 530 consumers from Portugal. A web-based questionnaire was administered and analyzed using regression analysis. The questionnaire was conducted when Portugal began phased reopening after months of total lockdown and with little restrictions. The results indicate that consumers’ perceived health risk, solidarity with the restaurant industry, trust in a restaurant and brand, and immunity trust predict intention to visit a restaurant during the Coronavirus outbreak. The perceived health risk was the factor with the largest effect size, followed by solidarity. Considering consumers’ solidary tendency to support the restaurants, consumers’ brand trust in restaurants should be considered, mainly to attract frequent customers. Restaurants must recognize all the above aspects to cope with the present situation and overcome future and potential adversities. Adopting new response capabilities quickly and accurately will replace long-term thinking and become the norm.
A presente investigação tem como objetivo evidenciar a forma como a intenção de visitar restaurantes por parte dos consumidores é afetada pela sua perceção de risco e pelos diferentes tipos de confiança demonstrados durante uma calamidade pandémica. A amostra foi composta por 530 consumidores de Portugal. Através de um questionário baseado na web, os dados recolhidos foram analisados por meio de análise de regressão. O questionário foi realizado quando, após meses de isolamento total, Portugal iniciou a reabertura faseada e com poucas restrições. Os resultados indicam que o risco de saúde percebido pelos consumidores, a solidariedade com a indústria de restaurantes, a confiança em restaurantes e na marca, e a confiança na imunidade predizem a intenção de visitar restaurantes durante o surto de Coronavírus. O risco de saúde percebido foi o fator mais preponderante, seguido da solidariedade. Considerando a tendência solidária do consumidor em apoiar os restaurantes, a confiança dos consumidores na marca dos restaurantes deve ser levada em consideração, principalmente para continuar a atrair os clientes frequentes. Todos os aspetos acima devem ser reconhecidos pelos restaurantes para lidar com a situação presente e superar futuras e potenciais adversidades. A adoção de novos recursos de resposta, com rapidez e precisão, substituirá o pensamento de longo prazo e vai ser a norma.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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