Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24327
Autoria: Bruno, João Rodrigues
Orientação: Pereira, Renato Telo de Freitas Barbosa
Data: 17-Dez-2021
Título próprio: Business plan: hermit, the brand with ecologic identity
Referência bibliográfica: Bruno, J. R. (2021). Business plan: hermit, the brand with ecologic identity [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24327
Palavras-chave: Trend
Sustentabilidade -- Sustainability
Media sociais -- Social media
Trade-off
Conscious consumption
Brand identity
Sustainable fashion
Sustainable business
Tendência
Troca -- Exchange
Plano de negócio
Consumo consciente
Identidade de marca
Moda sustentável
Negócio sustentável
Resumo: This thesis is a business plan of a brand that will approach the market in an innovative manner, by prioritizing sustainability over profits. Hermit is a casual and outwear clothing and accessories brand that wants to raise awareness to conscious consumption, by offering products that truly contribute for environmental protection, through a give-back policy. Its research problematic decomposes itself in two branches. On a micro level it investigates the business’ viability. On macro level it assesses the possibility of incentivizing other companies to adopt similar strategies. The business plan and its strategy are based upon a vast theoretical literature and a rigorous research methodology. The data analysis indicates a significant potential for market growth and highlights the willingness of consumers to become more conscious when they purchase. The external and internal analysis identifies the socio-cultural conjecture and the brand identity as the main opportunities and resources, respectively. On the other hand, it shows potential threats such as second-hand clothes. Hermit’s strategy lies on three pillars that must work in harmony: maximum sustainability of products, mitigation of trade-off between economy and ecology, and strong brand identity built around its core values. To increase the probability of success, the strategy must be coordinated with a threephased marketing strategy: creation of a community who knows the brand, promotion and sale of products, and marketing of the environmental investments’ results. Under realistic assumptions, the free cashflow forecast showed a positive NPV of 55 104,39 € for a seven years’ time horizon. The break-even point for sales level is 4573 units and the payback period is 6,17 years. The overall conclusion for the research problematic is that Hermit is a viable sustainable business, even though it’s sensible to the sales level. On the other hand, it’s not possible to conclude the project could become a benchmark for other companies, as viability is not the only relevant variable to answer that question. What one may infer from this work is that companies could do much better to attenuate the trade-off between economy and ecology.
A presente tese é um plano de negócios de uma marca que irá entrar no mercado de uma forma inovadora, priorizando a sustentabilidade em detrimento dos lucros. Hermit é uma marca de roupa casual e outdoor que quer incentivar o consumerismo, oferecendo produtos que contribuam verdadeiramente para a proteção do ambiente, através de uma política de devolução. O seu objeto de estudo decompõe-se em dois ramos. A nível micro, investiga a viabilidade do negócio. A nível macro, considera a possibilidade de incentivar outras empresas a adotar estratégias similares. O plano de negócios e a sua estratégia baseiam-se numa vasta literatura teórica e numa rigorosa metodologia de pesquisa. A análise de dados indica um potencial de crescimento do mercado significativo e destaca a intenção dos consumidores de se tornarem cada vez mais conscientes ao adquirir algo. A análise externa e interna identifica a conjuntura sociocultural e a identidade da marca como a principal oportunidade e recurso, respetivamente. Por outro lado, mostra potenciais ameaças como a roupa em segunda mão. A estratégia da Hermit é sustentada por três pilares que têm de funcionar em harmonia: máxima sustentabilidade dos produtos, mitigação do trade-off entre ecologia e economia; e forte identidade da marca construída ao redor dos valores principais. Para aumentar a probabilidade de sucesso, a estratégia tem de ser coordenada com uma estratégia de marketing trifásica: criação de uma comunidade que conhece a marca; promoção e venda de produtos; e marketing dos resultados dos investimentos ambientais. Considerando assunções realistas, a previsão de free cash-flows mostrou uma Valor Atual positivo de 55 104,39 € para um horizonte temporal de sete anos. O ponto de equilíbrio para o nível de vendas é 4573 unidades e o período de retorno é 6,17 anos. A conclusão global para o objeto de estudo é que a Hermit é um negócio sustentável viável, ainda que seja sensível ao nível de vendas. Por outro lado, não é possível concluir que o projeto pode tornarse uma referência para outras empresas, uma vez que a viabilidade não é a única variável relevante para responder a essa questão. O que se pode concluir deste trabalho é que as empresas poderiam fazer muito melhor para atenuar o trade-off entre economia e ecologia.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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