Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24303
Autoria: Cró, Leonor Isabel Abreu
Orientação: Silva, Sílvia Costa Agostinho da
Data: 10-Jan-2022
Título próprio: Práticas organizacionais e estilos de coping: um contributo para a gestão de stress de elementos policiais
Referência bibliográfica: Cró, L. I. A. (2021). Práticas organizacionais e estilos de coping: um contributo para a gestão de stress de elementos policiaiso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24303
Palavras-chave: Intervenções
Coping
Incidentes críticos
Polícia -- Police
Interventions
Critical incidents
Resumo: A investigação acerca da ocorrência de incidentes críticos no contexto laboral reconhece que os elementos policiais são um grupo especialmente exposto a tais eventos e destaca as consequências que estes poderão despoletar caso o profissional não adote os estilos de coping mais adequados. São identificadas na literatura algumas intervenções que poderão ser aplicadas pela organização com vista a prevenir e responder ao stress associado à exposição a incidentes críticos, no entanto, reconhece-se a necessidade de evoluir e aprofundar o conhecimento nesta área. As intervenções mais estudadas são a formação para eventos traumáticos e o apoio psicológico. Neste contexto, o presente estudo visa aprofundar o conhecimento acerca das intervenções adotadas na Polícia de Segurança Pública (PSP) e melhorar a compreensão sobre os estilos de coping utilizados pelos elementos policiais. Para este fim, foi conduzido um estudo qualitativo, foram entrevistados 25 elementos da PSP e foi realizada uma análise temática das entrevistas. No que toca às intervenções adotadas pela organização, ainda que sem consenso entre os participantes das várias carreiras, destaca-se apenas a formação para eventos traumáticos enquanto intervenção adotada pela organização que apresenta resultados positivos. Adicionalmente, os estilos de coping mais mencionados pelos participantes face à exposição a incidentes críticos foram a Preocupação com o problema, Negative emotional coping, Eficiência e Problem avoidance que, com exceção da Eficiência, são os estilos de coping menos eficazes na resolução do problema e na regulação emocional. Conclui-se que existe a necessidade de implementar intervenções que promovam a adoção de estilos de coping mais eficazes.
Research on the occurence of critical incidentes at work recognizes that police officers are specially prone to the exposure to such events and highlights the consequences that could arise if the worker doesn’t use the coping styles that are proven to be more effective. Even though the research on this field could use some deepening, there are interventions recognized in the literature that could be implemented in the organization in order to prevent and to respond to the stress associated with the exposure to critical incidents. This literature emphasizes training for critical events and psychological support. Therefore, this study aims to deepen the existing knowledge about interventions actually adopted in Portugal’s Public Security Police and improve the understanding of the coping styles used by police officers. In order to reach these goals, a qualitative study was conducted, 25 police officers were interviewed and a thematic analysis of those interviews was performed. Considering the interventions adopted by the organization, even though there isn’t consensus among the participants of the different careers, only training for critical events is mentioned as having positive results. In addition, the coping styles that most participants mentioned to use when exposed to critical incidents were Preoccupation with the problem, Negative emotional coping, Efficiency and Problem avoidance which, with the exception of Efficiency, are the less effective coping styles in solving the problem and regulating the emotions. The need to implement interventions that promote the use of effectice coping styles is recognized.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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