Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24300
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Maria Gabriela Matias da-
dc.contributor.authorPinheiro, Maria Leonor de Assis-
dc.date.accessioned2022-01-25T11:46:25Z-
dc.date.available2022-01-25T11:46:25Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.date.submitted2021-11-
dc.identifier.citationPinheiro, M. L. de A. (2021). The context of human resources outsourcing and perception of the organizational culture according to the service usufruct [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24300pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/24300-
dc.description.abstractPrevailing on a growing fast-paced environment, organizations are becoming more aware of the changing speed, looking for ways to compete with it. HRO allows organizations to focus on core business and receive specialized work, being a trend increasingly targeted of interest among organizations. Each organizational culture has its values and way of interpreting and doing things and when planning HRO, OC remains one essential variable, as an outsourcing approach leads to changes in procedures and organizational values. Not much research has conducted in-depth analyses of the link between OC and HRO choices. This study had two main objectives: to give a context of the HRO and to clarify the perception of OC towards the service. Results came by descriptive analysis and mean comparison analysis. The outcomes most highlighted were: the highest reason to recur to HRO was to comply with a legal obligation and the highest reason to not recur was the preference for internal knowledge development. The highest obstacle when trying to recur to the service was to find specialist organizations and the most outsourced HR activity was Health and Safety at Work. To conclude, there were no significant differences concerning the perception across each OC, according to the use or do not use of HRO. However, the OC that stood out the most was culture of adaptability, whether recurring to HRO or not.por
dc.description.abstractProspetando num ambiente de rápido crescimento, as organizações estão a tornar-se mais conscientes da velocidade da sua mudança, procurando formas de competir com as mudanças no mercado. HRO permite que as organizações se concentrem no negócio principal e recebam trabalho especializado, sendo uma tendência cada vez mais alvo de interesse entre si. Cada CO tem os seus valores e forma de os interpretar e fazer as coisas e, ao planear o ORH, a OC continua a ser uma variável essencial, uma vez que uma abordagem do outsourcing conduz a mudanças nos procedimentos e valores organizacionais. Pouca investigação tem conduzido análises aprofundadas sobre a ligação entre CO e as escolhas do HRO. Este estudo teve dois objetivos principais: conceder um contexto do ORH e clarificar a perceção da CO em relação ao serviço. Os resultados foram obtidos através de análise descritiva e análise comparativa de médias. Os resultados mais destacados foram: a razão mais referida para recorrer ao ORH foi o cumprimento da obrigação legal e a razão mais elevada para não recorrer foi a preferência pelo desenvolvimento do conhecimento interno. O maior obstáculo ao tentar recorrer ao serviço foi encontrar organizações especializadas e a atividade de RH mais externalizada foi a Saúde e Segurança no Trabalho. Para concluir, não houve diferenças significativas relativamente à perceção de cada CO, de acordo com o uso de HRO sem uso. No entanto, a CO que mais se destacou foi a cultura de adaptabilidade, recorrente ou não da HRO.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectOutsourcingpor
dc.subjectHuman resources outsourcingpor
dc.subjectCultura organizacional -- Organizational culturepor
dc.subjectOutsourcing de recursos humanospor
dc.titleThe context of human resources outsourcing and perception of the organizational culture according to the service usufructpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202856046por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacionalpor
dc.subject.jelM14-
dc.subject.jelO15-
dc.subject.jelD23-
dc.subject.jelL84-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growth-
dc.subject.jel1D Microeconomics-
dc.subject.jel1L Industrial organization-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_assis_pinheiro.pdf1,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.