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dc.contributor.advisorMajor, Maria João Martins Ferreira-
dc.contributor.authorCorreia, Ana Rita Monteiro-
dc.date.accessioned2022-01-25T10:46:36Z-
dc.date.available2022-01-25T10:46:36Z-
dc.date.issued2022-01-03-
dc.date.submitted2021-11-
dc.identifier.citationCorreia, A. R. M. (2021). Desenho de um Balanced Scorecard para uma organização de serviços no sector público [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24294pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/24294-
dc.description.abstractEste papel de trabalho tem como finalidade dar resposta a um problema específico de uma organização. Numa investigação de natureza qualitativa, em que o investigador assume o papel de participante, respondemos à principal questão de investigação: “Como conceber um BSC num departamento responsável pela gestão do regime de segurança social público?”. Um caso de estudo desenvolvido no âmbito de um estágio profissional na Caixa Geral de Aposentações, visa propor a este departamento uma ferramenta de gestão capaz de reunir as medidas financeiras e não financeiras. Esta ferramenta de gestão é denominada de Balanced Scorecard (BSC). Foi introduzido em 1992, pelos autores Kaplan e Norton e, resume, num único documento de apoio à gestão, a estratégia corporativa, assim como os seus objetivos estratégicos e operacionais e as medidas subjacentes. A conceção do BSC estabelece resultados a nível prático no sentido em que, além de apresentar uma detalhada e extensa análise sobre a organização, também constitui um pilar estratégico.por
dc.description.abstractThis working paper aims to answer a specific problem in an organization. In a research of qualitative nature, in which the researcher assumes the role of participant, we answer the main research question: "How to design a BSC in a department responsible for the management of the public social security system?". A case study developed within the scope of a professional internship at Caixa Geral de Aposentações, aims to propose to this department a management tool capable of bringing together financial and non-financial measures. This management tool is called Balanced Scorecard (BSC). It was introduced in 1992 by Kaplan and Norton and summarizes, in a single management support document, the corporate strategy, as well as its strategic and operational objectives and underlying measures. The design of the BSC establishes results on a practical level in the sense that it not only presents a detailed and extensive analysis of the organization, but also constitutes a strategic pillar.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBalanced Scorecard --por
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectMedidas financeiras e não financeiraspor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectFinancial and non-financial measurespor
dc.titleDesenho de um Balanced Scorecard para uma organização de serviços no sector públicopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202855988por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Contabilidadepor
dc.subject.jelM40-
dc.subject.jelM41-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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