Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24268
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Isabel Duarte de-
dc.contributor.advisorGrilo, Teresa Sofia-
dc.contributor.authorCarolino, Tomás de Oliveira Vargas-
dc.date.accessioned2022-01-24T13:29:29Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.date.submitted2021-11-
dc.identifier.citationCarolino, T. de O. V. (2021). Management of social and environmental responsibility policies in sports organizations: a case study of Sport Lisboa e Benfica [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24268pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/24268-
dc.description.abstractThe over-exploitation of resources has led to global environmental concerns such as climate change, threats to species and scarcity of natural resources. Companies are pursuing sustainable development goals that benefit themselves and the environment, including sports organizations with high visibility and influence in society. Circular economy is proved to be an effective way to minimize the negative impact of consumption on the environment. The sports industry represents a business on a global scale with high economic, financial, fiscal, commercial, and media impact, but also demonstrates a human activity with enormous social, cultural, and sporting importance in contemporary societies. Therefore, the objective of this case study is to understand the measures implemented at the sustainability and social responsibility level of "Sport Lisboa e Benfica" and to evaluate the availability and interest to implement others. This information was acquired through a semi-structured interview with nine members of the organization, including directors and athletes. From this came important outputs for designing the questionnaire. The present study used an extended version of the Theory of Planned Behaviour, in which it was included two additional constructs to measured consumer green purchase intention and behaviour. To assess the willingness of supporters to adopt sustainable measures, as well as their recycling habits, an online questionnaire was conducted. 104 responses were obtained, in which the data was then analysed using IBM SPSS and AMOS. Through this mixed approach, it is possible to acquire important conclusions and make recommendations at the end of the case study.por
dc.description.abstractA exploração excessiva dos recursos levou a preocupações ambientais globais como as alterações climáticas, as ameaças às espécies e a escassez de recursos naturais. As empresas perseguem objetivos de desenvolvimento sustentável que beneficiam a si próprias e o ambiente, incluindo organizações desportivas com grande visibilidade e influência na sociedade. A economia circular provou ser uma forma eficaz de minimizar o impacto negativo do consumo sobre o ambiente. A indústria do desporto representa um negócio à escala global com elevado impacto económico, financeiro, fiscal, comercial e mediático, mas também demonstra uma atividade humana com enorme importância social, cultural e desportiva nas sociedades contemporâneas. O objetivo deste estudo de caso é compreender as medidas implementadas ao nível da sustentabilidade e responsabilidade social do Sport Lisboa e Benfica e avaliar a disponibilidade e o interesse em implementar outras. Esta informação foi adquirida através de uma entrevista semiestruturada com nove membros da organização, incluindo diretores e atletas. Daqui resultaram resultados importantes para a conceção do questionário. O presente estudo utilizou uma versão alargada da Teoria do Comportamento Planeado, na qual foram incluídos dois construtos adicionais para medir a intenção e o comportamento de compra verde do consumidor. Para avaliar a vontade dos adeptos de adotar medidas sustentáveis, bem como os seus hábitos de reciclagem, foi conduzido um questionário online. Foram obtidas 104 respostas, sendo os dados posteriormente analisados utilizando o IBM SPSS e AMOS. Através desta abordagem mista, é possível obter conclusões importantes e fazer recomendações no final do estudo de caso.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCorporate social responsibilitypor
dc.subjectCircular economypor
dc.subjectSustainabilitypor
dc.subjectSports organizationpor
dc.subjectReusable cupspor
dc.subjectSingle-use plasticspor
dc.subjectRecyclingpor
dc.subjectResponsabilidade social corporativapor
dc.subjectEconomia circularpor
dc.subjectSustentabilidade -- Sustainabilitypor
dc.subjectOrganizações desportivaspor
dc.subjectCopos reutilizáveispor
dc.subjectPlásticos de uso únicopor
dc.subjectReciclagem -- Recyclingpor
dc.titleManagement of social and environmental responsibility policies in sports organizations: a case study of Sport Lisboa e Benficapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202842959por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologiapor
dc.date.embargo2023-12-17-
dc.subject.jelQ56-
dc.subject.jelM14-
dc.subject.jelY40-
dc.subject.jel1Y Miscellaneous categories-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1Q Agricultural and natural resource economics - Environmental and ecological economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_tomas_vargas_carolino.pdf1,23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.