Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24263
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAguiar, Cecília-
dc.contributor.authorAnacleto, Cristiana dos Santos A. H.-
dc.date.accessioned2022-01-24T12:14:51Z-
dc.date.available2022-01-24T12:14:51Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.date.submitted2021-10-
dc.identifier.citationAnacleto, C. dos S. A. H. (2021). Envolvimento parental no processo educativo de crianças com necessidades educativas especiais em idade pré-escolar: Perceções de pais e profissionais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24263pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/24263-
dc.description.abstractA participação da família nos processos educativos de crianças com necessidades educativas especiais deve ser valorizada, pois a família é um dos principais contextos onde a criança se insere, podendo a mesma ser considerada como o núcleo central do desenvolvimento da criança (Correia, 2008a). Este trabalho tem como objetivo examinar diferenças entre as perceções de envolvimento familiar de pais e profissionais, considerando quer as práticas atuais, quer as práticas desejadas. Neste estudo, participaram 30 profissionais de intervenção precoce na infância, 13 profissionais de educação especial e 22 mães de crianças acompanhadas ao abrigo do Decreto-Lei n.º 281/2009 e/ou do Decreto-Lei n.º 54/2018. Foi utilizado como instrumento de recolha das perceções de envolvimento familiar, uma versão para os pais e outra para os profissionais da escala FOCAS (Bailey & McWilliam, 1991). Os resultados obtidos indicaram a existência de diferenças entre as perceções de envolvimento familiar atual e desejado, entre os pais e os profissionais. Também foram verificadas diferenças entre o envolvimento familiar atual e o envolvimento familiar desejado dos pais e dos profissionais. Os resultados indicaram-nos que os profissionais ainda não aplicam as práticas centradas na família na sua totalidade, ou seja, os pais ainda não participam ativamente em todas as fases do processo educativo do seu filho.por
dc.description.abstractFamily's participation in the educational processes of children with SEM (Special Educational Needs) should be highly valued, as the family is one of the main contexts of children’s lives, and it can be considered as the central nucleus of the child's development (Correia, 2008a). This work focuses on the differences between the perceptions of family involvement of parents and professionals, considering both current practices and desired practices. In this study, 30 early childhood intervention professionals, 13 special education professionals and 22 mothers of children participated, receiving services under Decree-Law No. 281/2009 and/or Decree-Law No. 54/2018. Perceptions of family involvement by parents and professionals were measured through the FOCAS scale (Bailey & McWilliam, 1991). Results indicated the existence of differences between the perceptions of current and desired family involvement, between parents and professionals. Differences were also found between current family involvement and the desired family involvement for both parents and professionals. The results indicated that professionals still do not apply family-centered practices in their entirety, that is, parents still do not participate fully with professionals in all phases of their child's educational process.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnvolvimento familiar nos processos educativospor
dc.subjectIntervenção precocepor
dc.subjectAbordagem centrada na famíliapor
dc.subjectFamily involvement in educational processespor
dc.subjectEarly interventionpor
dc.subjectFamily centered approachpor
dc.titleEnvolvimento parental no processo educativo de crianças com necessidades educativas especiais em idade pré-escolar: Perceções de pais e profissionaispor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202855490por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespor
dc.subject.apa3500-
dc.subject.apa3570-
dc.subject.apa13500 Educational and school psychology-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_cristiana_henriques_anacleto.pdf753,7 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.