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dc.contributor.advisorLapa, Tiago-
dc.contributor.authorSantos, Sara-
dc.date.accessioned2022-01-24T12:05:45Z-
dc.date.available2022-01-24T12:05:45Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.date.submitted2021-10-
dc.identifier.citationSantos, S. (2021). A influência dos processos de apropriação mediática de mensagens ambientalistas nas práticas pró-ambientais na esfera pública e privada [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24262pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/24262-
dc.description.abstractO presente estudo aborda a influência dos processos de apropriação mediática de mensagens de cariz ambiental nas práticas pró-ambientais, tanto na esfera pública como na privada. Serão consideradas diferentes tipologias de media de receção, nomeadamente em dois vetores: o dos media tradicionais e o dos novos media. Averiguaremos se se verificam correlações entre as tipologias de media de receção e as práticas em questão, partindo de uma assunção McLuhniana (“o meio é a mensagem”). Dentro dos processos de apropriação mediática que decorrem das tipologias de media de receção reportadas, com influência indireta nas práticas pró-ambientais na esfera pública e privada, teremos em conta a dinâmica social denominada “clicktivismo”, crescentemente apanágio dos media online e prefigurando uma nova modalidade de ativismo per se, que tem vindo a adquirir uma legitimidade própria, conforme apontam autores como Halupka (2014; 2018). Incluiremos o impacto do grau de diversidade de opinião percebida, enquanto indicador da presença de “fóruns abertos” vs. “câmaras de eco” (Sustein, 2007) no que diz respeito às mensagens de cariz ambiental, como aspeto dos processos de apropriação mediática com possíveis efeitos positivos na nossa variável independente (práticas pró-ambientais) em ambas as tipologias de media. Por último, destacaremos determinados usos dos media, de acordo com tipologias da teoria dos usos e gratificações (Katz, Blumler & Gurevitch, 1974), tais como o “uso informacional”, o “uso recreativo” e o “uso relacional”, por forma a aferir se este último se diferencia dos anteriores enquanto fator de apropriação com maior capacidade de prever as práticas consideradas.por
dc.description.abstractThe present study investigates the influence of the media appropriation processes on pro-environmental actions, in the public as well as private sphere. Different reception media typologies will be taken into account (preferred typologies), namely following two axes: traditional media and new media (online media). We will search for correlations between the different reception media typologies and the actions here considered, following a McLuhanian approach (“the medium is the message”). Within the media appropriation processes that arise from the reported reception media typologies with an indirect influence on pro-environmental actions in the public and private sphere, we will contemplate the social dynamics named “clicktivism”, increasingly an endowment of online media, foreshadowing a new activism category per se. This category has acquired its own legitimacy, according to authors such as Halupka (2014; 2018). We will also include the impact of “opinion range” as a marker of the presence of “open forums” vs. “eco chambers” (Sustein, 2007) in what concerns environmentalist messages. This variable will be seen as an aspect of the media appropriation processes possibly bearing an effect on our independent variable (pro-environmental actions) in both media typologies. Lastly, we will highlight certain media uses, according to typologies extracted from the uses and gratifications theory (Katz, Blumler & Gurevitch, 1974), such as “informational use”, “recreational use” and “relational use”, in order to question if the latter case stands out from the former uses as the strongest predictor of pro-environmental actions.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPráticas pró-ambientaispor
dc.subjectApropriação mediáticapor
dc.subjectClicktivismopor
dc.subjectDiversidade de opiniãopor
dc.subjectTeoria dos usos e gratificaçõespor
dc.subjectUso relacionalpor
dc.subjectPro-environmental actionspor
dc.subjectMedia appropriationpor
dc.subjectClicktivismpor
dc.subjectOpinion rangepor
dc.subjectUses and gratifications theorypor
dc.subjectRelational usepor
dc.titleA influência dos processos de apropriação mediática de mensagens ambientalistas nas práticas pró-ambientais na esfera pública e privadapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202855473por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e Socialpor
thesis.degree.nameMestrado em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidadepor
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