Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24224
Autoria: Figueiredo, João Henrique Balau
Orientação: O'Neill, Henrique
Data: 16-Dez-2021
Título próprio: Logistics 4.0: Evolution of transport for the pharmaceutical sector: Evolution and application analysis of autonomous vehicles for pharmaceutical logistics in Portugal
Referência bibliográfica: Figueiredo, J. H. B. (2021). Logistics 4.0: Evolution of transport for the pharmaceutical sector: Evolution and application analysis of autonomous vehicles for pharmaceutical logistics in Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24224
Palavras-chave: Logistics 4.0
Autonomous vehicles
Transport logistics
Pharmaceutical market
Logistica 4.0
Veículos autónomos
Logistica de transportes
Mercado farmacêutico
Resumo: Digital transformation makes the business environment increasingly competitive. Companies must follow this transformation to differentiate themselves and build a solid competitive position in the markets in which they operate. In this sense, it is crucial to recognize the importance of new technologies in improving logistics operations and the advantages that come with them. Among these technologies, autonomous vehicles stand out. Thus, this study attempts, on the one hand, to understand how autonomous vehicle technology can transform the way goods are transported and how logistics processes and the dynamics within supply chains can be improved. On the other hand, it aims to understand how companies in the supply chain of the pharmaceutical market in Portugal view these transformations from the point of view of the logistics operations they develop. Therefore, this research aims to evaluate if it is possible to implement this technology in the sector and in which activities its use will bring more benefits and may be feasible. The main results allow us to conclude that autonomous vehicles are already a reality in various activities, particularly for logistics operations carried out in restricted environments such as warehouses. In this segment of warehouse activities, companies in the sector under study are more willing to invest in autonomous vehicles. The results indicate that companies do not believe in the possibility of these vehicles being used in the distribution of medicines in the short and medium-term, and there are still factors that limit the introduction of this technology in this market.
A transformação digital torna o ambiente empresarial cada vez mais competitivo. As empresas devem seguir essa transformação, caso queiram diferenciar-se e construir uma posição competitiva sólida nos mercados em que operam. Neste sentido, é crucial reconhecer a importância das novas tecnologias na melhoria das operações logísticas e as vantagens que daí advêm. Entre estas tecnologias destacam-se os veículos autónomos. Deste modo, o presente estudo tenta, por um lado, compreender de que forma é que a tecnologia dos veículos autónomos poderá transformar a maneira como os bens são transportados, e como os processos logísticos e as dinâmicas dentro das cadeias de abastecimento podem ser melhorados. Por outro lado, visa perceber como é que as empresas da cadeia de abastecimento do mercado farmacêutico em Portugal, encaram estas transformações do ponto de vista das operações logísticas que desenvolvem. Assim sendo, esta investigação pretende avaliar se será possível implementar esta tecnologia no sector e em que atividades a sua utilização trará mais benefícios e poderá ser viável. Os principais resultados alcançados permitem concluir que, os veículos autónomos já são uma realidade em várias atividades, nomeadamente nas operações logísticas efetuadas em ambientes restritos como armazéns. É neste segmento das atividades de armazém, que as empresas do sector em estudo estão mais recetivas em apostar na utilização de veículos autónomos. Os resultados indicam que as empresas não acreditam na possibilidade destes veículos serem utilizados na distribuição de medicamentos a curto e medio prazo, existindo ainda fatores que limitam a introdução desta tecnologia neste mercado.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joao_balau_figueiredo.pdf668,42 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.