Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24223
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorO’Neill, Henrique-
dc.contributor.authorFreire, José Miguel Correia de Araújo-
dc.date.accessioned2022-01-21T09:55:24Z-
dc.date.available2022-01-21T09:55:24Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.date.submitted2021-09-
dc.identifier.citationFreire, J. M. C. de A. (2021). Digital transformation’s applications on higher education learning [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24223pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/24223-
dc.description.abstractBACKGROUND – Higher Education Institutions (HEI) have mainly used technology to incrementally innovate their sector, in lieu of disrupting HEI programming altogether (Jackson, 2019). However, Navaridas-Nalda et al. (2020) identify the need to digitally transform education as a “core concern” and an “educational priority”. AIM – To discover how HEI can take advantage of Digital Transformation to enhance students’ learning outcomes. METHODOLOGY – Design Science Research (DSR) with focus groups. A Literature review was conducted and through it, a conceptual framework of digital transformation in HEI was created, which was then subjected to validation through two focus groups. RESULTS / FINDINGS – Reflections from the focus groups and a proposal of the final iteration of the framework are presented. ISCTE-IUL is used as a case study for an application of the framework. CONCLUSION / SIGNIFICANCE – HEI must create a digital culture that directs it toward the investigation of newer ways of providing student-oriented solutions. To offer valuable and disruptive educational experiences, HEI will have to modernize teaching, assessment and certification. Digital transformation has brought new elements that can bolster teaching, such as digital platforms and contents and innovative educational methodologies and the use of these resources can enable more customized, self-regulated, collaborative and stimulating learning (Benavides et al., 2020). This dissertation’s significance rests upon the conceptual framework it presents. ORIGINALITY / VALUE – Kerroum et al. (2020) have identified that digital transformation hasn’t been used to create a framework that can be adopted by a traditional HEI. This dissertation addresses this opportunity.por
dc.description.abstractCONTEXTO – As Instituições de Ensino Superior (IES) têm usado a tecnologia principalmente para inovar incrementalmente o seu setor, em vez de transformar a programação da IES por completo (Jackson, 2019). No entanto, Navaridas-Nalda et al. (2020) identificam a necessidade de transformação digital da educação como uma “preocupação central” e uma “prioridade educacional”. OBJETIVO – Descubrir como uma IES pode tirar proveito da Transformação Digital para aprimorar os resultados de aprendizagem dos alunos. METODOLOGIA – Design Science Research (DSR) com focus groups. Foi realizada uma revisão da literatura e, através dela, foi criado um modelo conceptual de transformação digital em IES, que foi submetido a validação através de dois focus groups. RESULTADOS – São apresentadas reflexões dos focus groups e uma proposta da iteração final do modelo. O ISCTE-IUL é utilizado como estudo de caso para uma aplicação do framework. CONCLUSÕES – Uma IES deve criar uma cultura digital que a direcione para a investigação de novas formas de fornecer soluções voltadas para o aluno. Para oferecer experiências educacionais valiosas e disruptivas, as IES terão que modernizar o ensino, a avaliação e a certificação. A transformação digital trouxe novos elementos que podem impulsionar o ensino, como plataformas e conteúdos digitais e metodologias educacionais inovadoras e a utilização desses recursos pode permitir uma aprendizagem mais personalizada, responsável, colaborativa e estimulante (Benavides et al., 2020). ORIGINALIDADE / VALOR – Kerroum et al. (2020) identificaram que a transformação digital não foi usada para criar um modelo que possa ser adotado por uma IES tradicional. Esta dissertação aborda essa oportunidade.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesign science researchpor
dc.subjectDigital learningpor
dc.subjectDigital transformationpor
dc.subjectDigital transformation frameworkpor
dc.subjectFocus groupspor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectAprendizagem digitalpor
dc.subjectTransformação digitalpor
dc.subjectModelo de transformação digitalpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.titleDigital transformation’s applications on higher education learningpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202842150por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologiapor
dc.subject.jelI21-
dc.subject.jelY40-
dc.subject.jel1I Health, education, and welfare-
dc.subject.jel1Y Miscellaneous categories-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_jose_araujo_freire.pdf2,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.