Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24189
Autoria: Massapina, Maria Baptista
Orientação: Meireles, Mónica Alexandra Vilar Ribeiro de
Madaleno, Mara Teresa da Silva
Data: 30-Dez-2021
Título próprio: Circular economy in firm’s strategies: What are the determinants of eco-innovation for companies in a circular economy context?
Referência bibliográfica: Massapina, M. B. (2021). Circular economy in firm’s strategies: What are the determinants of eco-innovation for companies in a circular economy context? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24189
Palavras-chave: Eco-innovations
Circular economy
Drivers
Sustentabilidade -- Sustainability
Growth
Eco-inovações
Economia circular
Impulsionadores
Crescimento
Desempenho organizacional -- Organizational performance
Resumo: Sustainability is a growing theme in society and associated with it, comes the concept of circular economy (CE) that tries to reuse products to have greater durability, thus contributing to the reduction of waste. A very important agent in this theme is the eco-innovations (EI) that can be developed to promote the growth of this new economy concept. This study intends to determine the key drivers of EI for Portuguese companies, considering their evolution towards a circular economy. Through a Tobit model, all the variables that were identified throughout the literature review were tested, to understand their impact on firm performance, through turnover growth (TG), using data from the CIS, from where the most appropriate questions were chosen. It was not possible to verify the effect of all variables, because not all were significant. It was also found that not all drivers that appeared to have a positive impact on the TG, do have, which shows that not all potential drivers of eco-innovation are in fact and that they may represent negative impacts for the company, contrary to what one would predict. The negative effect that is still notorious regarding the costs that companies have with the implementation of these new measures should be highlighted, since this is a factor that presents itself as one of the biggest inhibitors for companies to integrate this type of action in their internal strategies.
A sustentabilidade é um tema em crescimento na sociedade e associado a este surge o conceito de economia circular (EC) que tenta reaproveitar os produtos de forma a terem uma maior durabilidade, contribuindo assim para a redução do desperdício. Um agente bastante importante neste tema são as eco-inovações (EI) que podem ser criadas em prol do crescimento deste novo conceito de economia. Este estudo pretende determinar os impulsionadores mais significativos de EI para as empresas portuguesas, considerando a sua evolução em relação à economia circular. Através de um modelo Tobit, testaram-se todas as variáveis que foram apuradas ao longo da revisão da literatura, de modo a tentar compreender o seu impacto no desempenho da empresa, através do turnover growth (TG), recorrendo-se a dados provenientes do CIS, de onde foram escolhidas as questões mais adequadas. Não foi possível verificar o efeito de todas as variáveis, por nem todas se terem manifestado significativas e nem todos os determinantes que aparentavam ter impacto positivo no TG, o tiveram. Isto vem demonstrar que nem todos os potenciais impulsionadores de eco inovação o são na verdade, podendo representar impactos negativos para a empresa, contrariamente ao que seria de prever. De salientar o efeito negativo que ainda é notório relativamente aos custos que as empresas têm associados à implementação destas novas medidas, pois este é um fator que se apresenta como um dos maiores inibidores para que as empresas integrem mais este tipo de ações nas suas estratégias internas.
Designação do grau: Mestrado em Economia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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