Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/24181
Author(s): Boavida, Beatriz Maria Gomes
Advisor: Ramalho, Nelson Campos
Date: 28-Dec-2021
Title: Team political skill and performance in virtual teams: The role of team cohesion and shared leadership
Reference: Boavida, B. M. G. (2021). Team political skill and performance in virtual teams: The role of team cohesion and shared leadership [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24181
Keywords: Team political skill
Team cohesion
Shared leadership
Team virtuality
Task interdependence
Competência política da equipa
Coesão da equipa
Liderança partilhada
Virtualidade da equipa
Interdependência da equipa
Abstract: This study examines the impact of team political skill on team performance as well as the mediating roles of team cohesion and shared leadership. It also furthers the understanding of this line of research by analyzing the moderating roles of task interdependence and team virtuality. Data was collected in 20 teams of undergraduate and master students. The hypotheses were tested resorting to SmartPLS 3, which draws on a partial least square structural equation modeling. Results reveal positive and significant relations between team political skill and team task cohesion, and between team task cohesion and team performance. Hence, team task cohesion had a positive and significant mediating effect on the relationship between team political skill and team performance. A positive moderating effect of team virtuality was also found in the relation between team task cohesion and team performance. These findings are discussed, and theoretical and practical implications were inferred as how to promote team cohesion within teams.
Este estudo examina o impacto da competência política da equipa no desempenho da equipa, assim como os papéis mediadores da coesão da equipa e da liderança partilhada. Contribui igualmente para esta linha de investigação ao analisar os papéis moderadores da interdependência da tarefa e da virtualidade da equipa. Os dados foram recolhidos junto de 20 equipas de estudantes de licenciatura e mestrado. As hipóteses foram testadas com recurso ao SmartPLS3, que se baseia num modelo de equação estrutural de mínimos quadrados parciais. Os resultados revelam relações positivas e significativas entre a competência política da equipa e a coesão da tarefa da equipa, e entre a coesão da tarefa da equipa e o desempenho da equipa. Assim, a coesão da tarefa da equipa teve um efeito mediador positivo e significativo na relação entre a competência política da equipa e o desempenho da equipa. Verificou-se também um efeito moderador positivo e significativo da virtualidade da equipa na relação entre a coesão da tarefa da equipa e o desempenho da equipa. Estes resultados são discutidos e as implicações teóricas e práticas inferidas para a promoção da coesão grupal junto das equipas.
Degree: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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