Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24180
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSebastião, João-
dc.contributor.authorQuinta, Nelson Dembi Bumba-
dc.date.accessioned2022-01-19T14:00:30Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.date.submitted2021-10-
dc.identifier.citationQuinta, N. D. B. (2021). Bullying no contexto escolar: Uma abordagem sobre prevenção e consequências [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24180pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/24180-
dc.description.abstractO presente trabalho faz uma abordagem sobre o bullying no contexto escolar: uma abordagem: prevenção e consequências, com recurso à investigação descritiva com natureza qualitativa, que possibilitou a recolha dos resultados com uma amostra de 20 diretores de turma e 4 diretores de escola, que responderam as perguntas constantes no guião de entrevista. O objetivo do trabalho centrou-se em analisar o bullying no contexto escolar: prevenção e consequências. Os resultados da pesquisa revelam que o bullying é uma prática agressiva, que pode ser manifestada de diversas formas, seja física ou não, psicológica, emocional e não só, causando transtorno não só as vítimas, bem como no contexto escolar. Porém, resultados também revelam que existem várias formas de prevenção do bullying, como diálogo permanente com os alunos, compilação de normativos que punem alunos que praticam bullying em contexto escolar, realização de palestras, no sentido de sensibilizar os alunos sobre a não prática da agressão, a colocação de câmaras de vigilância, para controlar todo ambiente escolar, bem como promover a cultura da denúncia por parte das vítimas e das testemunhas.por
dc.description.abstractThe present work approaches bullying in the school context: a prevention and consequences approach, using descriptive research with a qualitative nature, which enabled the collection of results with a sample of 20 class directors and 4 school directors, who responded the questions in the interview guide. The aim of the work was to analyze bullying in the school context: prevention and consequences. The research results reveal that bullying is an aggressive practice, which can be manifested in different ways, whether physical or not, psychological, emotional and not only, causing inconvenience not only to the victims, as well as in the school context. However, results also reveal that there are several ways to prevent bullying, such as permanent dialogue with students, compilation of regulations that punish students who practice bullying in a school context, holding lectures in order to sensitize students about the non-practice of aggression, the placement of surveillance cameras to control the entire school environment, as well as promoting a culture of denunciation by victims and witnesses.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectBullying --por
dc.subjectEscolapor
dc.subjectPrevençãopor
dc.subjectConsequênciaspor
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectPreventionpor
dc.subjectConsequencespor
dc.titleBullying no contexto escolar: Uma abordagem sobre prevenção e consequênciaspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202837866por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Sociologiapor
dc.date.embargo2024-12-13-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_nelson_bumba_quinta.pdf
  Restricted Access
742,07 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.