Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24170
Autoria: Relvas, Tiago Manuel Barreto
Orientação: Santana, Pedro Figueiredo
Mariano, Pedro Lopes da Silva
Data: 21-Dez-2021
Título próprio: A serious game for raising air pollution awareness in children
Referência bibliográfica: Relvas, T. M. B. (2021). A serious game for raising air pollution awareness in children [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24170
Palavras-chave: Serious game
Perception
Criança -- Child
Jogo sério
Poluição atmosférica -- Atmospheric pollution
Perceção
Educação -- Education
Resumo: Air pollution has been one of the most discussed topics in the world in the last years, due to its effects on the atmosphere of our planet and our health overall. Currently, over 2.6 billion people are exposed to indoor air pollution, which tells us that efforts are needed to raise people’s awareness about air pollution. The use of serious games and gamification of apps have raised people’s perception, but these effects end up being short-term. This work presents “Problemas no Ar”, a game developed in Unity about air pollution where the player’s goal is to control a character tasked to monitor indoor and outdoor air pollution with sensors in several city zones. While playing, children are expected to learn the possible causes of pollution in each zone and, this way, the game attempts to promote pro-environmental behaviours. This game allows educators to configure the problems that the player has to solve. Pre- and post-surveys about air pollution were elaborated to evaluate perception of twenty students of an elementary school before and after playing the game. Participants’ gameplay experience was also evaluated through a usability score. Results show that the game provided some significant positive effects on participants’ perception. In terms of usability scores, the mean value was 75 out of 100, a value that is acceptable.
A poluição atmosférica tem sido um dos temas mais discutidos no mundo nos últimos anos, o que está a afetar a atmosfera do nosso planeta e a nossa saúde em geral. Mais de 2.6 mil milhões de pessoas no mundo sofrem de poluição do ar interior dentro das suas casas, isto diz-nos que são necessários esforços para aumentar a consciência das pessoas sobre a poluição do ar. A utilização de jogos sérios e a gamificação de aplicações têm aumentado a perceção das pessoas, mas estes efeitos acabam por ser de curto prazo. Este trabalho apresenta "Problemas no Ar", um jogo desenvolvido em Unity sobre poluição atmosférica onde o objetivo do jogador é monitorizar a poluição atmosférica interior e exterior com sensores dispostos por várias zonas urbanas e aprender as possíveis causas da poluição em cada zona, tentando promover comportamentos pró-ambientais nas crianças. Este jogo permite que educadores consigam configurar os problemas que o jogador tem de resolver. Questionários pré- e pós- jogo sobre a poluição do ar foram elaborados para avaliar a perceção de vinte alunos do ensino básico antes e depois de jogar o jogo, a pontuação de usabilidade do jogo também foi medida. Os resultados mostram que o jogo teve efeitos positivos na perceção dos participantes, alguns itens foram significativos, outros não tão significativos. Em termos de usabilidade do jogo, o valor médio foi de 75 de 100, o que é aceitável.
Designação do grau: Mestrado em Engenharia Informática
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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