Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24143
Autoria: Baptista, Luís Fernando da Costa
Orientação: Lourenço, Isabel Maria Estima Costa
Silva, Joaquim Eduardo Simões e
Data: 16-Dez-2021
Título próprio: A educação em contabilidade: efeito do uso dos conceitos da dinâmica de sistemas
Referência bibliográfica: Baptista, L. F. da C. (2021). A educação em contabilidade: efeito do uso dos conceitos da dinâmica de sistemas [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24143
ISBN: 978-989-781-571-3
Palavras-chave: Educação em contabilidade
Dinâmica de sistemas
Analogias
Abordagem baseada no contexto
Accounting education
System dynamics
Analogies
Context-based approach
Resumo: Este estudo analisa se a educação em contabilidade com recurso aos conceitos da dinâmica de sistemas - concretamente fluxos, acumuladores e retroalimentação ("feedback") - permite aumentar o nível de conhecimentos em contabilidade. A academia, a literatura e as organizações de profissionais têm vindo a defender a integração no ensino de contabilidade de conceitos das restantes áreas científicas da gestão, procurando formar um puzzle teórico completo e coerente. Foi realizado um estudo experimental em que alunos do primeiro ano das licenciaturas de gestão e de economia de uma instituição pública de ensino universitário de referência em Portugal foram submetidos as aulas de revisões com recurso aos conceitos da dinâmica de sistemas, introduzidos através do uso de analogias e de uma abordagem baseada no contexto. O efeito destas aulas foi avaliado através das notas obtidas pelos alunos num teste intercalar de avaliação de conhecimentos relativo às demonstrações financeiras. A média das notas dos alunos que assistiram às aulas com recurso aos conceitos da dinâmica de sistemas foram superiores às dos que não assistiram. No entanto, os resultados de uma análise de variância fatorial evidenciam que as diferenças são estatisticamente significativas apenas no caso da introdução através do uso de analogias e não da abordagem baseada no contexto. As conclusões validam os benefícios da integração de competências de outras áreas da gestão e reforçam os laços entre a contabilidade e a dinâmica de sistemas. As conclusões validam também o poder das analogias como ferramenta a utilizar no ensino da contabilidade.
This study analyses whether accounting education using the concepts of System Dynamics - namely flows, stocks and feedback - increases the level of accounting knowledge. Academia, literature, and professional organizations have been advocating the integration in accounting education of knowledge from other scientific areas of management, seeking a complete and coherent theoretic puzzle. An experimental study was carried in which first-year students of management and economics degrees from a reference public university in Portugal were submitted to review classes using the concepts of System Dynamics, introduced using analogies and a context-based approach. The effect of these classes was measured through the grades obtained by the students in an interim test regarding financial statements. The grades of the students who attended the classes using the concepts of System Dynamics were higher than of those who did not attend. However, a factorial analysis of variance has shown that the differences are statistically significant only if using analogies and not a context-based approach. The conclusions validate the benefits of knowledge integration from other areas of management and reinforces the links between accounting and System Dynamics. The conclusions also validate the power of analogies as a tool to be used in accounting education.
Designação do grau: Doutoramento em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_luis_costa_baptista.pdf5,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.