Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24121
Autoria: Silva, André Filipe Gonçalves
Orientação: Santana, Pedro
Data: 14-Dez-2021
Título próprio: Tips for tips: A methodical approach towards better hint systems
Referência bibliográfica: Silva, A. F. G. (2021). Tips for tips: A methodical approach towards better hint systems [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24121
Palavras-chave: Videogames
Hint systems
Affective gaming
Human-computer interaction
Jogo de vídeo
Sistemas de dicas
Jogos afetivos
Interação homem-máquina
Resumo: Previous research on video game player assistance has focused on how to best design hints and their potential impacts on player experience; however, to the best of our knowledge, no research has been done on the impact of different hint selection systems on player experience. This dissertation proposes a conceptual framework for designing and comparing hint systems as a core piece of user centered design. This conceptual framework was applied to the development of ”Island”, a first person knowledge-based exploration game, along with two approaches for hint selection: randomly selecting hints or ordering hints by their covertness. Playtests were performed with 20 different participants and a statistical analysis was performed which showed that there is a relationship between the hint selection system and gameplay features such as win rate, which validates our conceptual framework. We believe our findings have the potential to impact the study of player experience adaptation through hint selection, not only for games for fun, but also serious and educational games.
Estudos existentes em assistência a jogadores de videojogos focam-se em qual a melhor forma de fazer o design de dicas e qual o seu potencial impacto na experiência dos jogadores. No entanto, tanto quanto temos conhecimento, não existe investigação sobre o impacto de diferentes tipos de sistemas de seleção de dicas na experiência dos jogadores. Esta dissertação propõe uma framework conceptual para o design e comparação de sistemas de dicas como uma peça fundamental do design centrado no utilizador. Esta framework conceptual foi aplicada ao desenvolvimento de ”Island”, um jogo de exploração em primeira pessoa, baseado em conhecimento, juntamente com duas abordagens de seleção de dicas: seleção aleatória ou uma ordenação por nível de quão ocultas estas são. Foram realizados testes com participantes e, posteriormente, análises estatísticas que revelaram existir uma relação entre o sistema de seleção de dicas e parâmetros do jogo, tais como a percentagem de vitórias, que validam a nossa framework conceptual. Estes resultados podem ter um impacto significativo no estudo da adaptação da experiência do jogador através da forma como a seleção de dicas é realizada, não só para jogos para divertimento, mas também para jogos sérios e educativos.
Designação do grau: Mestrado em Engenharia Informática
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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