Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24118
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAguiar, Cecília-
dc.contributor.authorBelletti, Talita de Freitas Mondini-
dc.date.accessioned2022-01-14T15:44:22Z-
dc.date.available2022-01-14T15:44:22Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.date.submitted2021-11-
dc.identifier.citationBelletti, T. de F. M. (2021). Justiça restaurativa, liderança moral e clima escolar: Perceções de profissionais de educação em posições de liderança [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24118pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/24118-
dc.description.abstractA justiça restaurativa pode ser uma alternativa promissora ao sistema punitivo, que se mostra presente em escolas no mundo todo. No entanto, a implementação dessa abordagem não é sustentável, se não houver um alinhamento por parte dos líderes e comunidade escolar com a ideologia da justiça restaurativa. O presente estudo teve como objetivo investigar as percepções de profissionais que ocupam cargos de liderança em escolas em Portugal, quanto aos princípios da justiça restaurativa, bem como as associações entre estes princípios e as características individuais dos líderes (e.g., liderança moral, experiência) e as características da escola (e.g., clima, localização, dimensão). Participaram neste estudo 99 profissionais de educação que ocupavam cargos de liderança no contexto escolar português, sendo 62.6% do sexo feminino e 37.4% do sexo masculino, com idades que variaram entre 31 e 67 anos (DP = 8.17). Os resultados demonstraram que os líderes revelaram uma concordância com os princípios da justiça restaurativa. São necessárias pesquisas adicionais que possam examinar as condições de implementação e a eficácia de abordagens baseadas na justiça restaurativa e que permitam identificar barreiras na aplicação desta abordagem nas escolas em Portugal, bem como formas de as ultrapassar.por
dc.description.abstractRestorative justice can be a promising alternative to the punitive system, which is present in schools around the world. However, the implementation of this approach is not sustainable if leaders and the school community are not aligned with the ideology of restorative justice. This study aimed to investigate the perceptions of professionals who occupy leadership positions in schools in Portugal, regarding the principles of restorative justice, as well as the associations between these principles and the individual characteristics of leaders (eg, moral leadership, experience) and the characteristics of the school (eg, climate, location, size). 99 professionals of education who occupied leadership positions in the Portuguese school context participated in this study, in which 62.6% were female and 37.4% were male, with ages ranging between 31 and 67 years (SD = 8.17). The results demonstrated that the leaders revealed an agreement with the principles of restorative justice. Additional research is needed to examine the conditions for the implementation and effectiveness of approaches based on restorative justice and to identify barriers to the application of this approach in schools in Portugal, as well as ways to overcome them.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectJustiça restaurativapor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectClima escolarpor
dc.subjectEscolas em Portugalpor
dc.subjectRestorative justicepor
dc.subjectLeadershippor
dc.subjectSchool climatepor
dc.subjectSchools in Portugalpor
dc.titleJustiça restaurativa, liderança moral e clima escolar: Perceções de profissionais de educação em posições de liderançapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202832848por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Riscopor
dc.subject.apa3020-
dc.subject.apa4250-
dc.subject.apa13000 Social psychology-
dc.subject.apa14200 Forensic psychology and legal issues-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_talita_mondini_belletti.pdf1,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.