Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24117
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJalali, Marjan Sara Fonseca-
dc.contributor.authorLiu Chenming-
dc.date.accessioned2022-01-14T15:38:46Z-
dc.date.available2022-01-14T15:38:46Z-
dc.date.issued2021-11-10-
dc.date.submitted2021-09-
dc.identifier.citationChenming, L. (2021). Engaging in corporate social responsibility in China: the pedagogical case study of Alibaba [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24117pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/24117-
dc.description.abstractResearchers in the 1950s proposed corporate Social responsibility (CSR). Then, researchers have done a lot of research work on CSR and found that companies taking social responsibility can bring benefits such as reducing risks, improving reputation, and increasing sales. Alibaba is a company that has got many CSR honour titles in China. In 2021, there are only five Chinese companies on Fortune's list of the world's 500 most admired companies, which considers social responsibility one standard, and Alibaba was in this list. In addition, Alibaba has grown into the Chinese largest e-commerce company in the past two decades. Since its establishment, the company has been committed to CSR construction and has made significant contributions to environmental, social, and economic progress. This project aims to conduct a pedagogical case study on Alibaba, focusing on exploring how and why Alibaba develops CSR. Besides, big company size, good CSR construction, and innovative CSR activities make Alibaba a fascinating pedagogical case. Through case analysis and strategic analysis, this dissertation will provide the target audience of management students with an opportunity to learn about Alibaba and CSR theory, stakeholder theory, Carroll's pyramid, TBL. This project also gives them the chance to understand the concepts and frameworks of CSR and CSV. Combining theories and practice cases will benefit their academic and professional careers.por
dc.description.abstractA responsabilidade social corporativa (RSC) foi proposta para pesquisadores na década de 1950. Então, os pesquisadores fizeram muitas pesquisas sobre RSE e descobriram que as empresas que assumiam responsabilidade social podiam trazer benefícios como redução de riscos, melhoria da reputação e aumento das vendas. A Alibaba é uma empresa que possui muitos títulos de honra de RSC na China. Em 2021, havia apenas cinco empresas chinesas na lista da Fortune das 500 empresas mais admiradas do mundo, que considera a responsabilidade social como um padrão, e a Alibaba estava nesta lista. Além disso, a Alibaba cresceu e tornou-se na maior empresa chinesa de comércio eletrônico nas últimas duas décadas. Desde a sua fundação, a empresa tem sido comprometida com a construção CSR e tem feito grandes contribuições para o progresso ambiental, social e econômico. O objetivo deste projeto é realizar um estudo de caso pedagógico na Alibaba, com o foco em explorar como a Alibaba desenvolve a RSE. Além disso, o grande tamanho da empresa, boa construção de RSC e atividades inovadoras de RSC tornam o Alibaba um caso pedagógico especialmente interessante. Por meio da análise de caso e análise estratégica, esta dissertação proporcionará ao público-alvo de estudantes de administração uma oportunidade de conhecer a Alibaba e sua teoria de RSC, teoria das partes interessadas, pirâmide de Carroll, TBL. Este projeto também lhes dá a oportunidade de entender conceitos e estruturas de CSR e CSV. Combinar teorias e casos práticos beneficiará as suas carreiras acadêmicas e profissionais.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCreating shared valuepor
dc.subjectStakeholderspor
dc.subjectAlibabapor
dc.subjectChinapor
dc.subjectResponsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibilitypor
dc.subjectCriação de valor compartilhadopor
dc.titleEngaging in corporate social responsibility in China: the pedagogical case study of Alibabapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202803724por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspor
dc.subject.jelM14-
dc.subject.jelD21-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1D Microeconomics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_liu_chenming.pdf1,65 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.