Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24062
Autoria: Gomes, Inês Maria Sequeira
Orientação: Neves, José Soares da Silva
Azevedo, Joana Fonseca França
Data: 28-Dez-2021
Título próprio: A digitalização do teatro em Portugal e a pandemia de COVID-19
Referência bibliográfica: Gomes, I. M. S. (2021). A digitalização do teatro em Portugal e a pandemia de COVID-19 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24062
Palavras-chave: Teatro -- Theater
Digitalização -- Scanning
Streaming
COVID-19
Resumo: Vivemos numa sociedade cada vez mais digital, usamos relógios que contam as calorias que gastamos, pedimos comida em aplicações e as formas de entretenimento chegam até nós em plataformas online de streaming. Quando a Pandemia de COVID-19 surgiu o mundo tornou-se ainda mais digital, com a mensagem de ordem a ser “fiquem em casa!”, todas as atividades que envolviam contacto interpessoal ficaram circunscritas ao ecrã de computador - como as aulas, o trabalho, as idas a concertos e as peças de teatro. O presente trabalho pretende ser uma reflexão acerca do impacto da pandemia e dos, consequentes, confinamentos, na digitalização do teatro em Portugal. Para o âmbito deste trabalho, entende-se por digitalização a gravação de espetáculos ao vivo e posterior transmissão dos mesmos em plataformas online (redes sociais, sites ou plataformas de streaming). Para uma melhor análise desta temática foram usados três casos de estudo – o Teatro Nacional D. Maria II, o Teatro Nacional São João e a Companhia de Teatro do Noroeste. Foram realizadas três entrevistas com um representante de cada uma das três entidades culturais, com o objetivo de tirar ilações acerca do período Pré-pandémico, Pandémico e Pós-confinamentos, de forma a comparar as estratégias das três entidades nestes três períodos cronológicos. Desta análise foi possível concluir que a Pandemia provocou efetivamente uma aceleração da digitalização do teatro no período pandémico, mas que o fim das restrições causou uma desaceleração deste processo, que ainda que não tenha significado um retrocesso ao ponto de partida Pré-pandémico, não resultou numa utilização dos palcos digitais como opções de transmissão regular, como será exposto na análise das entrevistas.
We live in an increasingly digital society, we wear watches that count the calories we burn, we order food on apps and forms of entertainment come to us on online streaming platforms. When the COVID-19 Pandemic broke out the world became even more digital, with the message of order being "stay at home!", all activities that involved interpersonal contact became circumscribed to the computer screen - such as classes, work, going to concerts and plays. The present work intends to be a reflection about the impact of the pandemic and the, consequent, confinements, on the digitalization of theatre in Portugal. For the scope of this work, digitalization is understood as the recording of live performances and their subsequent transmission on online platforms (social networks, websites or streaming platforms). For a better analysis of this theme, three case studies were used - the Teatro Nacional D. Maria II, the Teatro Nacional São João and the Companhia de Teatro do Noroeste. Three interviews were conducted with a representative of each of the three cultural entities, with the objective of drawing conclusions about the Pre-Pandemic, Pandemic and Post-Lockdowns period, in order to compare the strategies of the three entities in these three chronological periods. From this analysis it was possible to conclude that the Pandemic effectively caused an acceleration of the digitization of theatre in the Pandemic period, but that the end of the restrictions caused a deceleration of this process, which even if it did not mean a regression to the Pre-Pandemic starting point, did not result in the use of digital stages as regular broadcasting options, as will be exposed in the analysis of the interviews.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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