Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24011
Autoria: Caretas, Raquel Ventura
Orientação: Marques, Susana Maria dos Santos Henriques
Data: 9-Dez-2021
Título próprio: A imprensa escrita e o marketing de influência: O impacto dos digital influencers nas revistas femininas Portuguesas
Referência bibliográfica: Caretas, R. V. (2021). A imprensa escrita e o marketing de influência: O impacto dos digital influencers nas revistas femininas Portuguesas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24011
Palavras-chave: Imprensa escrita
Revistas femininas
Marketing de influência
Intenção de compra
Fidelização
Print media
Women's magazines
Influenciadores digitais -- - Digital influencers
Influencer marketing
Purchase intention
Loyalty
Resumo: Não se conhecendo a existência de estudos sobre o marketing de influência na imprensa escrita, o objetivo desta dissertação é estudar o impacto dos digital influencers nas revistas femininas portuguesas, procurando identificar a importância desta estratégia no processo de tomada de decisão e compra dos consumidores e potenciais consumidores de revistas femininas e na fidelização. Desta forma, a presente dissertação centra-se nos digital influencers como um grupo de novos participantes no campo jornalístico feminino que tem recebido pouca atenção nos estudos sobre o jornalismo feminino e sobre o marketing na imprensa. Para tal, primeiramente e de modo a desvendar um pouco a realidade deste segmento de revistas, em Portugal, procedeu-se à análise de três revistas femininas (Activa, Cristina e Women’s Health) e de seguida recorreu-se a uma metodologia mista de investigação, tendo-se selecionado como instrumento qualitativo três entrevistas a profissionais de revistas femininas portuguesas e como abordagem quantitativa efetuou-se um inquérito online aos consumidores e potenciais consumidores destas revistas de forma a validar as hipóteses desta investigação. Os resultados obtidos, apesar de alguns resultados contraditórios, permitem concluir que os digital influencers têm pouca capacidade de influenciar/atrair indivíduos para a compra de revistas femininas e demonstraram que as estratégias de marketing de influência também são pouco eficazes na retenção de leitores (fidelização) e descobriu-se que existe uma razoável probabilidade de os consumidores que não conhecem influencers deixarem de comprar a sua revista feminina habitual, se estas decidirem apostar, com maior regularidade, em estratégias de colaboração com digital influencers.
Considering that there is no knowledge of the existence of previous studies of influence marketing on the print media, the goal of this dissertation is to study the impact of digital influencers on portuguese women’s magazines, looking to identify the importance of this strategy on the decision making and purchasing process of consumers and potential consumers of women’s magazines, as well as customer loyalty. This dissertation focuses on digital influencers has a new group of participants in the female journalistic field, which has not been getting much attention on prior research. Firstly, and to better understand the magazine segment in Portugal, an analysis of three portuguese women’s magazines (Activa, Cristina and Women’s Health) is performed. Subsequently, using a mixed methodology of investigation, having selected as a qualitative instrument three interviews with professionals of portuguese women’s magazines and as a quantitative approach an online survey to consumers and potential consumers of these magazines, in order to validate the hypothesis of this investigation. Main results show, despite some contradictions, that digital influencers don’t have much ability to influence/attract individuals to purchase women’s magazines and they also show that influence marketing strategies are not very efficient on customer loyalty. They also display that there is reasonable probability of consumers, that do not know influencers, not buying their usual woman magazine, if the magazine decides to use, more regularly, strategies of collaboration with digital influencers.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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