Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24009
Autoria: Marreiros, Susana Filipa Silvestre
Orientação: Trindade, João Maria de Paiva Ventura
Figueiredo, Diogo Rabaça
Data: 17-Dez-2021
Título próprio: Descontinuidades urbanas e topográficas, topo do Vale de Chelas
Referência bibliográfica: Marreiros, S. F. S. (2021). Descontinuidades urbanas e topográficas, topo do Vale de Chelas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24009
Palavras-chave: Descontinuidade
Barreira
Topografia -- Topography
Ligação
Acessibilidade
Discontinuity
Barrier
Connection
Accessibility
Resumo: Em Lisboa, no decorrer das últimas décadas, observou-se uma série de transformações urbanísticas que viriam a revolucionar a cidade que conhecemos atualmente. Com a presente investigação, que parte da análise do troço da Linha Ferroviária de Cintura de Lisboa, procura-se perceber qual o impacto urbano de um meio de transporte tão imponente na cidade. Apesar de se revelar como um meio fundamental para o crescimento da cidade, a linha ferroviária trouxe algumas ‘cicatrizes’, uma vez que a sua implementação exige uma enorme suavidade e precisão. Quando esta percorre uma cidade muito assinalada pela sua topografia e estrutura verde natural, é necessária uma grande adaptação do território a este modo de transporte. Partindo da observação do território em estudo, o troço de linha presente no Topo de Vale de Chelas, um grande eixo natural na cidade de Lisboa, percebemos que foram necessárias adaptações ao território por meio de remoção de terras e a construção de taludes. Consequentemente estas ‘cicatrizes’ desconectam mais intensamente o vale da cidade que o percorre, pois, apesar de existir uma forte ligação visual que potencia a vivência da cidade neste meio natural quase intacto, a sua acessibilidade é muito restrita e condicionada. Desta análise, entende-se então um território informal e complexo, com a potencialidade de unir malhas e cotas urbanas, num espaço natural da cidade. Para tal, estuda-se a possibilidade de uma tipologia, um edifício-ligação e um programa que permita percorrer e atravessar o Topo do Vale de Chelas, sem a perturbação deste sistema natural tão delicado.
Over the last few decades, in Lisbon, there has been a series of urban transformations that revolutionized the city we know today. With this research, that starts from the analysis of the segment of Lisbon Beltline Railway, we pursue the understanding of the urban impact of such an imposing transport has in the city. Despite revealing itself as a fundamental mean for the city’s growth, the railway line brought some ‘scars’, since that implementation requires immense efficiency and precision. When it travels through a city that is very well known for its topography and natural structure, a great adaptation of the territory to this transport is necessary. Observing the territory in study, the segment of line present at the Top of Vale de Chelas, a great natural axis in the city of Lisbon, we realized that the territory needed some adaptations. Consequently, these ‘scars’ intensely disconnect the valley from the city that runs through it, since, despite the existence of a strong visual connection that enhances the experience of the city in an almost intact natural environment, its accessibility is very restricted and conditioned. From this analysis, an informal and complex territory emerges, with the potential to unite urban grids and heights, in a natural space of the city. To this end, the possibility of a typology, a connecting building and a program is being studied that will make it possible to pass over and cross the top of the Chelas Valley, without disturbing this very delicate natural system.
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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