Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24006
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Filomena Maria Nogueira da Silva de-
dc.contributor.authorMendes, Pascoalina Emílio-
dc.date.accessioned2022-01-11T15:15:55Z-
dc.date.available2022-01-11T15:15:55Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.date.submitted2021-11-
dc.identifier.citationMendes, P. E. (2021). A formação de educadores de infância para a educação multicultural [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24006pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/24006-
dc.description.abstractA pluralidade existente nas sociedades atuais leva ao surgimento de novos desafios para as organizações escolares e, em particular, para os profissionais de ensino, especialmente no que se refere à atualização da sua formação no domínio da integração das crianças das diversas culturas e à sensibilização das mesmas para o entendimento da diversidade a partir de vários universos culturais. Esta dissertação, tem a finalidade de refletir sobre a abordagem da multiculturalidade na formação base e profissional dos educadores de infância, e contribuir para a compreensão da importância da sua prática e formação na integração de crianças provenientes de diferentes culturas. Com base na pesquisa de terreno e nas leituras realizadas no decorrer deste trabalho, verificou-se que apesar da maioria dos educadores de infância considerar importante a abordagem da educação multicultural, este modelo educativo não é visto como prioridade nem pelos profissionais nem pelas instituições formadoras.por
dc.description.abstractThe plurality existing in today's societies leads to the emergence of new challenges for school organizations and for teaching professionals, particularly with regard to updating their training in the field of integration of children from different cultures and raising awareness of for the understanding of diversity from various cultural universes. This dissertation aims to reflect on the approach of multiculturalism in the basic and professional training of kindergarten teachers, and to contribute to the understanding of the importance of their practice and training in the integration of children from different cultures. Based on the field research and the readings carried out during this work, it was found that although most kindergarten teachers consider the approach of multicultural education important, this educational model is not seen as a priority either by professionals or by educational institutions.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDiversidade -- Diversitypor
dc.subjectJardim-de-infânciapor
dc.subjectMulticulturalismopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectEducadores de infânciapor
dc.subjectKindergartenpor
dc.subjectMulticulturalismpor
dc.subjectTrainingpor
dc.subjectKindergarten educatorspor
dc.titleA formação de educadores de infância para a educação multiculturalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202833623por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.nameMestrado em Administração Escolarpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_pascoalina_emilio_mendes.pdf1,97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.