Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24000
Autoria: Oliveira, Sofia Margarida da Silva
Orientação: Seabra, Teresa
Data: 28-Nov-2021
Título próprio: Percursos e projetos escolares de jovens institucionalizadas: estudo de caso numa casa de acolhimento residencial no distrito de Santarém
Referência bibliográfica: Oliveira, S. M. da S. (2021). Percursos e projetos escolares de jovens institucionalizadas: estudo de caso numa casa de acolhimento residencial no distrito de Santarém [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24000
Palavras-chave: Acolhimento institucional
Relação escola - instituição
Percursos e projetos escolares
Residential shelter
School - institution relation
School courses and projects
Resumo: A investigação "Percursos e projetos escolares de jovens institucionalizadas: estudo de caso numa Casa de Acolhimento Residencial no distrito de Santarém" reconhece cada criança e jovem como seres individuais e atores sociais com diversos direitos, dos quais o direito à proteção e à educação, sendo da responsabilidade do seu representante legal, promover e proteger esses seus direitos, de modo a lhes garantir o seu bem-estar, físico e emocional e o seu desenvolvimento integral. A presente investigação constitui um estudo de caso realizado com recurso à observação participante, conversas informais, registos num diário de campo, consulta e análise de documentos e, ainda, a entrevistas semiestruturadas. O estudo contou com a colaboração de uma Casa de Acolhimento Residencial no distrito de Santarém. O principal objetivo foi o de conhecer a eventual reconfiguração dos trajetos e projetos escolares das crianças e jovens com a sua institucionalização, tendo por base os relatos das suas experiências. Nas conclusões do estudo, evidenciou-se uma tendência para o aumento das aspirações académicas e profissionais das jovens após a sua institucionalização, por se sentirem mais apoiadas, atualmente, do que residindo em suas casas. Foi notório o esforço da Casa de Acolhimento Residencial, no respeitante ao apoio, adaptação e satisfação das necessidades escolares de cada criança e jovem residente, ao nível de recursos materiais e humanos, bem como o seu incentivo perante a importância do prosseguimento dos seus estudos.
The investigation "Paths and school projects of institutionalized young people: a case study in a Residential Shelter in the district of Santarém" recognizes each child and young person as individual beings and social actors with different rights, including the right to protection and education. It is the responsibility of its legal representative, to promote and protect these rights, in order to guarantee their physical and emotional well-being and their integral development. The present investigation is a case study carried out using participant observation, informal conversations, records in a field diary, consultation and analysis of documents, and also semi-structured interviews. The study had the collaboration of a Residential Shelter in the district of Santarém. The main objective was to find out about a possible reconfiguration of the paths and school projects of children and young people with their institutionalization, based on the reports of their experiences. In the conclusions of the study, a tendency towards an increase in the academic and professional aspirations of the young women after their institutionalization was evidenced, as they feel more supported, nowadays, than living in their homes. The effort of the Residential Shelter was notorious, concerning the support, adaptation and satisfaction of the school needs of each child and young resident, in terms of material and human resources, as well as its encouragement regarding the importance of continuing their studies.
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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