Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2398
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAntónio, Nelson José dos Santos-
dc.contributor.authorJunior, Annibal Pedro Schleder-
dc.date.accessioned2011-03-09T17:02:54Z-
dc.date.available2011-03-09T17:02:54Z-
dc.date.issued2009-
dc.date.submitted2009por
dc.identifier.citationJunior, Annibal Pedro Schleder - Inteligência competitiva na prática implementação de núcleo de inteligência competitiva em câmaras de comércio e indústria luso-brasileiras [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2398>. ISBN 978-989-732-045-3.por
dc.identifier.isbn978-989-732-045-3-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/2398-
dc.description.abstractA partir de uma revisão histórica a respeito do tratamento de informações estratégicas e de uma função estruturada de inteligência, a tese aponta e propõe um modelo de inteligência competitiva. Para tanto, parte-se de uma hipótese antropológica em que o uso e a criação da inteligência superam bastante a utilização simplista de ferramentas tecnológicas para o tratamento de dados. A fundamentação teórica está concentrada nas áreas de Inteligência Competitiva e Desenvolvimento Econômico, dando ênfase a autores como Tarapanoff (2001), Miller (2002), Prescott e Miller (2002), Le Roy (1999), Bernhardt (2003) e Alain Peyrefitte (1999). A metodologia empregada nos permite analisar as ferramentas clássicas utilizadas pela Inteligência Competitiva, codificadas pela literatura especializada. Esse conjunto de ferramentas utilizado é dedicado ao processo decisório para a implantação e gestão de novos negócios. O tratamento de informações, etapa importante, é abordado como uma função organizada e metodológica de inteligência e aplicada aqui como "Núcleo de Inteligência Competitiva" em Câmaras de Comércio e Indústria Luso-Brasileiras. Esse modelo proposto - núcleo - oferece condições para subsidiar a gestão de questões estratégicas no âmbito das Câmaras de Comércio e Indústria Luso-Brasileiras e de seus associados, envolvidos diretamente com escolhas empresariais relacionadas ao comércio internacional e à gestão de empresas globais. Para a implantação desse núcleo é, no entanto, imperativo o conhecimento da dinâmica dos mercados e de concorrentes potenciais. O ponto central de interesse desse modelo proposto são os ambientes instáveis e incertos que produzem cenários de baixa previsibilidade, demandando verificação permanente de ações.por
dc.description.abstractStarting from a historical revision, regarding the treatment of strategic information and of a structured function of intelligence, the thesis appears and it proposes a model of competitive intelligence. For so much, begins of an anthropological hypothesis in that the use and the creation of the intelligence overcome plenty the simplistic use of technological tools for the treatment of data. The theory is concentrated in the areas of Competitive Intelligence and Economical Development, giving emphasis to authors as Tarapanoff (2001), Miller (2002), Prescott e Miller (2002), Le Roy (1999), Bernhardt (2003) e Alain Peyrefitte (1999). The used methodology allows us to analyze the classic tools used by the Competitive Intelligence codified by the specialized literature. That group of tools used it is dedicated to the process of decision for the implantation and administration of new businesses. The treatment of information, important stage, it is approached as an organized and methodological function of intelligence and applied here as "Nucleus of Competitive Intelligence" in Chamber of Commerce and Luso-Brazilian Industry. That proposed model - nucleus - offers conditions of subsidizing the administration of strategic subjects, in the ambit of the Chamber of Commerce and Luso-Brazilian Industry and of your associates, involved directly with managerial choices related to the international trade and to the administration of global companies. For the implantation of that nucleus it is, however, imperative the knowledge of the dynamics of the markets and of potential competitors. The central point of interest of that proposed model is the unstable and uncertain atmospheres that they produce sceneries of low previsibility, demanding permanent verification of actions.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectInteligência competitivapor
dc.subjectInteligência empresarialpor
dc.subjectOrganização do conhecimentopor
dc.subjectCompetitive intelligencepor
dc.subjectManagerial intelligencepor
dc.subjectKnowledge organizationpor
dc.titleInteligência competitiva na prática implementação de núcleo de inteligência competitiva em câmaras de comércio e indústria luso-brasileiraspor
dc.typedoctoralThesispor
dc.identifier.tid101188633-
thesis.degree.nameDoutoramento em Gestão-
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE_ANNIBAL SCHLEDER_DEZ08.pdf
  Restricted Access
1,04 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.