Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23961
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSmaniotto Costa, Carlos-
dc.contributor.authorSolipa Batista, Joana-
dc.contributor.authorMenezes, Marluci-
dc.date.accessioned2022-01-07T12:50:25Z-
dc.date.available2022-01-07T12:50:25Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSmaniotto Costa, C., Solipa Batista, J., & Menezes, M. (2021). O que acontece quando adolescentes raciocinam sobre espaços públicos? Lições aprendidas com a cocriação em Lisboa. Cidade, Comunidades e Territórios, (43), 139–155. http://hdl.handle.net/10071/23961-
dc.identifier.issn2182-3030por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/23961-
dc.description.abstractEsta contribuição, assente no Projeto Europeu XXX, adereça a co-criação de espaços públicos abertos e placemaking pela perspetiva dos adolescentes, analisando as suas práticas e necessidades espaciais e as ideias co-produzidas para um espaço público sensível aos adolescentes. Os resultados do Projeto têm de ser considerados face ao contexto atual de pandemia pelo SARS-CoV-2, que tem desafiado a continuidade do espaço urbano, do placemaking e da investigação. Agora, mais do que nunca, é fundamental desenvolver estratégias para espaços públicos inclusivos e responsivos. Os objetivos deste artigo são: 1) introduzir a dinâmica e conhecimento adquirido num estudo de caso em Lisboa, enquadrado por um Projeto de investigação; 2) apresentar uma revisão da literatura relacionada com o planeamento urbano, especialmente sobre a produção e uso do espaço público, no contexto de pandemia global; 3) e refletir sobre os desafios ontológicos e metodológicos que assolam o placemaking, assim como da necessidade de promover abordagens colaborativas.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherDINÂMIA'CET-Isctepor
dc.relationUIDB/03127/2020por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPlaneamento de espaços públicospor
dc.subjectProcessos cocriativospor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectPandemia de SARS-CoV-2por
dc.subjectDesafios do placemakingpor
dc.titleO que acontece quando adolescentes raciocinam sobre espaços públicos? Lições aprendidas com a cocriação em Lisboapor
dc.typearticle-
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyespor
dc.journalCIDADES, Comunidades e Territóriospor
dc.distributionInternacionalpor
dc.number43por
dc.identifier.doi10.15847/cct.22456-
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_hdl23961.pdf389,92 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.