Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/23961
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Smaniotto Costa, Carlos | - |
dc.contributor.author | Solipa Batista, Joana | - |
dc.contributor.author | Menezes, Marluci | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-07T12:50:25Z | - |
dc.date.available | 2022-01-07T12:50:25Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | Smaniotto Costa, C., Solipa Batista, J., & Menezes, M. (2021). O que acontece quando adolescentes raciocinam sobre espaços públicos? Lições aprendidas com a cocriação em Lisboa. Cidade, Comunidades e Territórios, (43), 139–155. http://hdl.handle.net/10071/23961 | - |
dc.identifier.issn | 2182-3030 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/23961 | - |
dc.description.abstract | Esta contribuição, assente no Projeto Europeu XXX, adereça a co-criação de espaços públicos abertos e placemaking pela perspetiva dos adolescentes, analisando as suas práticas e necessidades espaciais e as ideias co-produzidas para um espaço público sensível aos adolescentes. Os resultados do Projeto têm de ser considerados face ao contexto atual de pandemia pelo SARS-CoV-2, que tem desafiado a continuidade do espaço urbano, do placemaking e da investigação. Agora, mais do que nunca, é fundamental desenvolver estratégias para espaços públicos inclusivos e responsivos. Os objetivos deste artigo são: 1) introduzir a dinâmica e conhecimento adquirido num estudo de caso em Lisboa, enquadrado por um Projeto de investigação; 2) apresentar uma revisão da literatura relacionada com o planeamento urbano, especialmente sobre a produção e uso do espaço público, no contexto de pandemia global; 3) e refletir sobre os desafios ontológicos e metodológicos que assolam o placemaking, assim como da necessidade de promover abordagens colaborativas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | DINÂMIA'CET-Iscte | por |
dc.relation | UIDB/03127/2020 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Planeamento de espaços públicos | por |
dc.subject | Processos cocriativos | por |
dc.subject | Adolescentes | por |
dc.subject | Pandemia de SARS-CoV-2 | por |
dc.subject | Desafios do placemaking | por |
dc.title | O que acontece quando adolescentes raciocinam sobre espaços públicos? Lições aprendidas com a cocriação em Lisboa | por |
dc.type | article | - |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.journal | CIDADES, Comunidades e Territórios | por |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.number | 43 | por |
dc.identifier.doi | 10.15847/cct.22456 | - |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
article_hdl23961.pdf | 389,92 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.