Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23917
Autoria: Pinto, Marco Paulino
Orientação: Dias, Álvaro de Borba Cruz Lopes
Data: 17-Dez-2021
Título próprio: Managing the impact of the pandemic in the music industry
Referência bibliográfica: Pinto, M. P. (2021). Managing the impact of the pandemic in the music industry [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23917
Palavras-chave: Lealdade do cliente
Satisfação do cliente -- Customer satisfaction
Vontade de pagar do cliente
Comportamento induzido pela pandemia
Indústria musical
Streaming
Resumo: Corona virus came to shake the whole music industry, it stopped all live events which consequently limited the profits of musicians, labels and all other professionals related to this area. Suddenly only streaming could guarantee a steady source of income for all the workers in this industry. A Partial Least Squares model of survey shows that the Pandemic Induced Behaviour positively affected user satisfaction, user loyalty and willingness to pay either in an indirect or direct way. We believe the pandemic crisis contributed for the growth of streaming and it will be felt in the long run.
Através do método matemático "Partial Least Squares" (PLS), esta tese pretende analisar a lealdade do cliente e a satisfação do mesmo perante o serviço em questão ("streaming"), mediados através do comportamento induzido pela pandemia bem como a vontade do próprio cliente em pagar pelo serviço, visto que a pandemia levou ao confinamento da população que ficou apenas com "streaming" como alternativa aos concertos/festivais daí especularmos que a pandemia tenha efeitos positivos neste mercado. Concordantemente, os resultados do PLS de 197 perspetivas individuais e independentes, indicaram que a maioria das hipóteses predefinidas eram significantes, especialmente, a ligação entre a lealdade do cliente e a satisfação do cliente, a ligação entre a satisfação do cliente e a vontade de pagar, bem como a relação entre o comportamento induzido pela pandemia e a vontade de pagar ou a satisfação do cliente. Por outro lado, o efeito indireto entre o comportamento induzido pela pandemia na vontade de pagar do cliente através da sua satisfação e lealdade não foi provado significante como tínhamos antecipado.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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