Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23906
Autoria: Fernandes, João André Lopes
Orientação: Paio, Alexandra Cláudia Rebelo
Data: 13-Dez-2021
Título próprio: Video Game Urbanism: Tecnologia e imaginação na regeneração urbana do espaço público no Barreiro
Referência bibliográfica: Fernandes, J. A. L. (2021). Video Game Urbanism: Tecnologia e imaginação na regeneração urbana do espaço público no Barreiro [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23906
Palavras-chave: Espaço público
Jogo de vídeo
Design urbano
Design participativo
Public space
Video games
Urban design
Participatory design
Resumo: O presente trabalho destaca a importância dos vídeo jogos como método participativo no projeto de arquitetura. Ferramentas que potenciam o debate comunitário no desenho da cidade, integrando o cunho da população interessada em alterar os espaços devolutos. A criação e adaptação de metodologias para esta participação é um dos argumentos que amplia o impacto dos vídeo jogos, não como mero entretenimento, mas como ferramentas para o pensamento crítico da cidade. Esta abordagem, compreende os elementos urbanos (bancos, mesas, árvores, etc.) do espaço público como mutáveis, podendo sofrer alterações com as diversas relações entre eles. Estes, fazem parte de um portfólio de objetos que a população dispõe, com o objetivo de qualificar e criar espaço público com diversas funções e intenções para um lugar. A simulação de um jogo que possibilite esta visão é o ponto fulcral do projeto que se descreve. Os resultados do mesmo simulam as “guidelines” para um desenho urbano de espaço público no Barreiro, através do conhecimento dos habitantes para o lugar que habitam e vivem.
This work highlights the importance of video games as a participatory method in architectural design. Tools that enhance community debate in the design of the city, integrating the stamp of the population interested in changing the vacant spaces. The creation and adaptation of methodologies for this participation is one of the arguments that expands the impact of video games, not as mere entertainment, but as tools for critical thinking in the city. This approach understands the urban elements (benches, tables, trees, etc.) of the public space as changeable, which may change with the different relationships between them. These are part of a portfolio of objects that the population has, with the objective of qualifying and creating public space with different functions and intentions for a place. The simulation of a game that makes this vision possible is the focal point of the project as is described. The results of the game simulate the “guidelines” for an urban design of public space in Barreiro, through the inhabitants’ knowledge of the place they inhabit and live.
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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