Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23827
Autoria: Mateus, Ana Lígia Vilela
Orientação: Brochado, Ana Margarida Mendes Camelo Oliveira
Data: 24-Nov-2021
Título próprio: Sustainability in the cruise industry: The case of listed companies
Referência bibliográfica: Mateus, A. L. V. (2021). Sustainability in the cruise industry: The case of listed companies [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23827
Palavras-chave: Sustainability reports
Sustentabilidade -- Sustainability
Strong sustainability
Weak sustainability
Sustainability stages
Análise de conteúdo -- Content analysis
GRI
Sustainability indexes
Economic and financial indicators
Relatórios de sustentabilidade
Sustentabilidade forte
Sustentabilidade fraca
Estágios de sustentabilidade
Índices de ESG
Indicadores económico-financeiros
Resumo: The cruise industry, as any other hospitality and tourism market has been greatly affected by the COVID 19 pandemic, even so, and as we lean towards a ‘post pandemic’ scenario the 2030 Sustainability Objectives are still a priority. This study aims to understand the effects and the relationship that cruise companies adopting new environmentally friendly operations have on their financial net returns, and if this trend has been successfully adopted by listed cruise companies. Three different methodologies, will be implemented, using secondary data from the cruise companies Sustainability Reports, Annual Reports and Bloomberg platform. The Landrum’s five stages of Sustainability scale will be used, as well as an intensive report content analysis will be performed, and last descriptive analysis of values will be performed in order to provide a personalized view of each company ESG performance. GRI reporting companies publish less information on ESG values and activities. Bigger companies do publish more extensive information on CSR and ESG, rather than quality in content. ESG values are influenced by the company size, but company ROA or ROE showed no relationship with company ESG scores. The green tourism and ESG have been growing as important concepts in a tourist and traveller’s mind. Some studies have more recently started to investigate the steps companies are taking to follow the markets needs although a general conclusion has not been taken in the impact that ESG practices have on companies. With no other article or study found on the subject this study gives a tailored view on the subject as a pioneer investigation on the matter, using five important case studies on the industry.
A indústria de cruzeiros foi das mais afetadas pela pandemia Covid-19, mesmo assim, e como já se se caminha para um cenário ‘pós-pandemia’, os objetivos de sustentabilidade com termo em 2030 continuam uma das prioridades do mercado. Este estudo tem como objetivo compreender os efeitos e a relação que possa existir entre as companhias de cruzeiros adotarem uma nova gestão de operações mais amiga do ambiente e sustentável e a performance financeira das empresas. Três metodologias complementares foram utilizadas, com a utilização de dados secundários extraído dos relatórios de sustentabilidade, relatórios anuais e a plataforma de dados Bloomberg. Os cinco estádios de sustentabilidade de Landrum são utilizados, assim como uma análise de conteúdo dos relatórios de sustentabilidade é realizada. Por fim, uma análise descritiva dos valores extraídos é realizada com a finalidade de entender a relação entre os valores ESG e os valores financeiros das companhias de cruzeiros. As companhias de cruzeiros que publicam relatórios de sustentabilidade GRI publicam menos valores ESG assim como menos atividades ESG. Empresas de cruzeiros maiores embora publiquem mais informação nos relatórios, acabam por não ter tanto conteúdo de qualidade para análise. Os valores ESG têm uma relação positiva com o tamanho da empresa, mas nenhuma outra relação foi encontrada entres os indexes financeiros e ESG das empresas. O ‘turismo verde’ e o ESG são conceitos que continuam a crescer na mente dos consumidores e turistas tornando-se necessidades de mercado que têm que ser reconhecidas pelas entidades. Ainda assim nenhuma conclusão é ainda aceite relativamente ao impacto que a implementação de operações e utilização de recursos mais sustentável tem na performance das empresas.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Hotelaria e Turismo
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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