Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23794
Autoria: Pinto, P.
Data: 2021
Título próprio: Álvaro Siza e a construção de uma Escola de Tendência
Volume: 28
Número: 52
ISSN: 1518-9554
DOI (Digital Object Identifier): 10.11606/issn.2317-2762.psrevprogramapsgradarquiturbanfauusp.2021.169804
Palavras-chave: Álvaro Siza
Escola do Porto
Ensino
Resumo: O arquiteto português Álvaro Siza (1933) formou-se na “escola do Porto” entre 1949-1965. Em 1966, inicia carreira de docente na escola. Desempenharia um papel fundamental na reputação da escola e testemunhou, como aluno e como educador, mudanças cruciais no ensino da arquitetura. Formou-se na transição do sistema “beaux-arts” para a forma “moderna” de ensino da arquitetura e, mais tarde, como docente, participou da passagem de escola a faculdade. Como professor e como projetista, foi um exemplo. Envolveu-se ativamente na luta e no debate pela autonomia curricular, pedagógica e disciplinar, da “escola” e da arquitetura. Em momentos-chave, deixou testemunho de posições desassombradas. Com a passagem de escola para faculdade desenharia, já em um período de grande reconhecimento internacional, as novas instalações, da agora Faculdade de Arquitetura, coroando um período de intenso envolvimento com a “escola”. Este artigo refaz o período de maior envolvimento de Siza na “escola do Porto”, entre 1966 e 1990, permitindo entender a sua participação na construção do projeto pedagógico da escola, assim como a sua posição e sua prática perante o ensino da arquitetura.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_84420.pdfVersão Editora965,62 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.