Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23769
Autoria: Alves, Angélica Luísa Santos da Fonseca Castro
Orientação: Vieira, Jorge Samuel Pinto
Rodrigues, Irene de Assunção Raposo
Data: 6-Dez-2021
Título próprio: O admirável mundo instagramável: A estetização do comportamento de consumidor no Instagram
Referência bibliográfica: Alves, A. L. S. da F. C. (2021). O admirável mundo instagramável: A estetização do comportamento de consumidor no Instagram [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23769
Palavras-chave: Instagram
Instagramável
Redes sociais online
Consumo social
Instagramable
Social network sites
Social consumption
Resumo: Esta dissertação pretende discutir a estetização do comportamento de consumidor nas redes sociais online, com o enfoque no Instagram. Através da utilização do conceito Instagramável, procura-se explorar as tendências estéticas na partilha de conteúdo na aplicação, assim como a forma como o Instagram e o seu uso social moldam e criam novas tendências. Através da observação de conteúdo partilhado no Instagram e 10 entrevistas semiestruturadas a utilizadores ativos procurou-se conhecer os seus hábitos de consumo e as estratégias de publicações na RSO, assim como compreender as noções dos utilizadores da estética Instagramável e de que forma essas noções condicionam os seus comportamentos online. Concluiu-se que a estética Instagramável é principalmente a representação da exaltação de um estilo de vida ideal como oposto à realidade. O conceito é utilizado por todos os entrevistados no que concerne às suas preocupações com a representação online. As principais características apresentadas são efetivamente a representação do consumo de moda, turismo e restauração. Os entrevistados procuram inspiração no Instagram para produção de conteúdo, estabelecem regras de publicação em relação a cores utilizadas privilegiando o uso de cores neutras, de cenários e de conteúdo de moda, procurando oferecer uma imagem romantizada da vida.
This dissertation aims to discuss the aestheticization of consumer behavior in online social networks, with a special focus on Instagram. Through the use of the Instagramable concept, we seek to explore aesthetic trends in the act of sharing content on Instagram, as well as the way in which Instagram and it social use shapes and creates new trends. Through observation of content shared on Instagram and 10 semi-structured interviews with active users, we sought out to know their consumption habits and publication strategies on the RSO, as well as understand the users' notions of Instagramable aesthetics and how these notions condition their online behaviors. We concluded that Instagramable aesthetics is mostly the exaltation of an ideal lifestyle as the opposed to reality. The concept is used by all respondents regarding their concerns about online representation. The main features presented are effectively the representation of fashion consumption, tourism and restaurants. Respondents look for inspiration on Instagram for content production, establish publishing rules in relation to the colors used, favoring the use of neutral colors, backdrops and fashion content, seeking to offer a romanticized image of life.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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