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dc.contributor.advisorJesuíno, Jorge Correia-
dc.contributor.authorCunha, Armando Santos Moreira da-
dc.date.accessioned2011-03-09T13:09:54Z-
dc.date.available2011-03-09T13:09:54Z-
dc.date.issued2008-
dc.date.submitted2008-06por
dc.identifier.citationCUNHA, Armando Santos Moreira da - Educação em administração pública: retrospectiva e perspectivas sobre a junção com a educação em administração de empresas no contexto brasileiro [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2373>. ISBN 978-989-732-024-8.por
dc.identifier.isbn978-989-732-024-8-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/2373-
dc.descriptionJEL Classification System: 123 – higher education research institutions H83 – public administrationpor
dc.description.abstractO conceito de administração como um processo genérico, aplicando-se tanto ao setor público quanto ao setor empresarial, tem se constituído, desde os anos 1960, em forte apelo na área da educação em administração. A motivação original para o desenvolvimento deste estudo foi a de descobrir como a educação em administração pública tem sido influenciada nas escolas/programas que decidiram juntar, no mesmo espaço acadêmico e organizacional, as duas vertentes da educação em administração no contexto brasileiro. Para isso, são exploradas, inicialmente, duas questões mais abrangentes para se lidar com o problema. Primeiro, a questão sobre os desafios enfrentados pelo Estado, pela governança e pela gestão pública , a partir dos anos 1960, objetivando favorecer a reflexão sobre a fundamental proposição do “modelo genérico” de educação em administração: existem substanciais similitudes entre os processos administrativos no âmbito dos setores público e empresarial, e essas similitudes são mais importantes do que as diferenças. A segunda questão refere-se à trajetória da educação avançada em administração no país, ilustrando dilemas, conflitos e possibilidades, que ajudam a esclarecer decisões de se adotar o “modelo genérico” em escolas/programas da área. A partir dos depoimentos e interpretações de experientes docentes e investigadores, as descobertas sobre a prática acumulada são organizadas em condicionamentos externos e internos às escolas/programas, os quais, pressupostamente, ajudam à compreensão sobre o que vem ocorrendo em função da adoção do “modelo genérico”, sobretudo sob a ótica da educação em administração pública. Foi possível extrair “pistas” relevantes sobre as razões que têm estimulado a adoção do “modelo genérico” no contexto brasileiro, sobre os reflexos da tensão entre o público e o privado na educação em administração, sobre a coerência interna das escolas/programas, sobre a natureza da formação na área da administração pública, sobre os fatores críticos de sucesso na gestão do “modelo genérico”, e sobre as ameaças e oportunidades à sobrevivência da educação em administração pública dentro do “modelo genérico”.por
dc.description.abstractThe concept of administration as a generic process, applicable equally to business and public sectors, has developed since the sixties and has strong appeal in the field of education in administration. The original motivation for this study was to discover what happened to public administration education in the Brazilian context as a consequence of combining business and public administration into this same academic and organizational framework. For this, two initial questions were explored to better illuminate the problem. The first analyses the challenges faced by the State, governance, and public management since the sixties, aiming to discuss the fundamental proposition of the “generic model” of the education about administration: that there are many similarities in administrative processes among business and public sectors and that these similarities are more important than the few aspects that are different. The second question analyses the trajectory of higher education about administration in Brazil, illustrating dilemmas, conflicts and possibilities that may help understand decisions to combine education about business and public administration. On the basis of testimonies and interpretations of experienced professors and researchers, the findings were organized into external and internal factors of influence that presumably help understand what has been happening as a consequence of adopting the “generic model”, especially from the perspective of public administration education. It was possible to extract meaningful clues about the reasons that encourage combining business and public administration education in Brazil, about the implications of existing private/public tensions concerning the education in administration, about the internal coherence of schools/programs in the field, about the nature of current public administration education, about critical factors influencing the management of schools/programs that have adopted the “generic model”, as well as about the threats and opportunities related to how public administration education fares in “generic schools/programs”.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEducação em administraçãopor
dc.subjectModelo genéricopor
dc.subjectAdministração públicapor
dc.subjectAdministração de empresaspor
dc.subjectEducation in administrationpor
dc.subjectGeneric modelpor
dc.subjectPublic administrationpor
dc.subjectBusinesspor
dc.titleEducação em administração pública: retrospectiva e perspectivas sobre a junção com a educação em administração de empresas no contexto brasileiropor
dc.typedoctoralThesispor
dc.identifier.tid101197683-
thesis.degree.nameDoutoramento em Gestão-
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