Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23711
Autoria: Simões, Ana Guilherme
Orientação: Menchero, Maria Asensio
Data: 29-Nov-2021
Título próprio: O uso da Common Assessment Framework (CAF) em Portugal: Determinantes da continuidade do modelo
Referência bibliográfica: Simões, A. G. (2021). O uso da Common Assessment Framework (CAF) em Portugal: Determinantes da continuidade do modelo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23711
Palavras-chave: Qualidade
Administração pública -- Public administration
Common Assesment Framework (CAF)
Quality
Resumo: A qualidade, é um elemento fundamental nas organizações. Nas organizações públicas passou a ser uma exigência, uma vez que a gestão da qualidade torna as organizações capacitadas a responder de forma eficaz e eficiente aos seus destinatários. O modelo de autoavaliação Common Assessment Framework (CAF) foi criado para introduzir na Administração Pública os princípios da Gestão da Qualidade Total, já utilizada no sector privado. O objetivo é implementar nas organizações uma cultura de avaliação e de melhoria continua sensibilizando todos os seus participantes para as questões de melhoria e mudanças necessárias a realizar para proporcionar um serviço de qualidade. Na presente dissertação, com a aplicação de um inquérito por questionário às organizações da educação e investigação e da saúde, identificamos os fatores que influenciam a continuidade do uso do modelo, após primeira aplicação deste.
Quality is a key element in organizations. In public organizations, it has become a requirement since quality management enables organizations to respond effectively and efficiently to their customers. The Common Assessment Framework (CAF) self-assessment model was created to introduce in Public Administration the principles of Total Quality Management, already used in the private sector. The goal is to implement a culture of evaluation and continuous improvement in organizations by making all its participants aware of improvement issues and the changes needed to provide a quality service. In this dissertation, with the application of a survey to education, research, and health organizations, we identify the factors that influence the continuity of the use of the model, after its first application.
Designação do grau: Mestrado em Políticas Públicas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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