Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23710
Autoria: Bowen Lyu
Orientação: Ramalho, Nelson Campos
Data: 26-Nov-2021
Título próprio: Performance evaluation of public hospitals in China: A case-based account
Referência bibliográfica: Lyu, B. (2021). Performance evaluation of public hospitals in China: A case-based account [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23710
Palavras-chave: Desempenho organizacional -- Organizational performance
Public hospitals
Avaliação do desempenho -- Performance evaluation
Healthcare reform in China
Hospitais públicos
Reforma da saúde na China
Resumo: Public healthcare provision is a fundamental right of people but also one that has heavy economic burden to society and the State. The shared challenged across the world has been to provide the best possible service without losing financial sustainability. China’s latest healthcare reform has been striving to achieve this purpose. Among the policies, the introduction of a systematic performance evaluation of public hospitals in underway. Its nature follows that of an index that comprehends dimensions, measures and KPIs. These are not sufficiently known, and this study is intended to offer a comprehensive view on these conceptions and indicators from three hospitals in China. For that purpose, it reports on the content of 17 interviews and documental analysis. Findings show that the multidimensional nature of organizational performance is integrated into the measurements. They also show that the philosophy shifted into patient orientation with most importance attached to patient satisfaction and efficiency measures that support this satisfaction. Employee satisfaction is also considered but to a lesser extent. The system has implemented the philosophy of the 2009 reform, but the relative importance of dimensions and indicators is yet not fully understood which may create the next challenge for the healthcare system.
A prestação de cuidados de saúde públicos é um direito fundamental das pessoas, mas também um direito que tem um pesado fardo económico para a sociedade e para o Estado. O desafio comum em todo o mundo tem sido o de proporcionar o melhor serviço possível sem perder a sustentabilidade financeira. A última reforma dos cuidados de saúde da China tem procurado atingir este objectivo. Entre as políticas, está em curso a introdução de uma avaliação sistemática do desempenho dos hospitais públicos. A sua natureza segue-se à de um índice que compreende dimensões, medidas e KPIs. Estes não são suficientemente conhecidos, e este estudo pretende oferecer uma visão abrangente sobre estas conceções e indicadores de três hospitais na China. Para o efeito, reporta sobre o conteúdo de 17 entrevistas e análises documentais. Os resultados mostram que a natureza multidimensional do desempenho organizacional está integrada nas medições. Mostram também que a filosofia se deslocou para a orientação no paciente com maior importância atribuída às medidas de satisfação e eficiência do paciente que apoiam esta satisfação. A satisfação dos trabalhadores (médicos, enfermeiros e administrativos) também é considerada, mas em menor medida. O sistema implementou a filosofia da reforma de 2009, mas a importância relativa das dimensões e indicadores ainda não é totalmente compreendida, o que pode criar o próximo desafio no sistema de saúde.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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