Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/23706
Autoria: | Soares, Tiago Filipe Martinho |
Orientação: | Santos, André Leal Garrido, Nuno Miguel de Figueiredo |
Data: | 21-Out-2021 |
Título próprio: | Automatic question generation about introductory programming code |
Referência bibliográfica: | Soares, T. F. M. (2021). Automatic question generation about introductory programming code [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23706 |
Palavras-chave: | Introductory programming Pedagogical tool Intelligent tutoring systems Introdução à programação Ferramenta pedagógica Sistemas de tutoria inteligentes |
Resumo: | Many students who learn to program end up writing code they do not understand. Most
of the available code evaluation systems evaluate the submitted solution functionally
and not the knowledge of the person who submitted it. This dissertation proposes a
system that generates questions about the code submitted by the student, analyses their
answers and returns the correct answers. In this way, students reflect about the code
they have written and the teachers of the programming courses can better pinpoint their
difficulties.
We carried out an experiment with undergraduate and master’s students in Computer
Science degrees in order to understand their difficulties and test the prototype’s
robustness. We concluded that most students, although understanding simple details
of the code they write, do not understand the behaviour of the program entirely, especially
with respect to program state. Improvements to the prototype and how to conduct
future experiments are also suggested. Muitos alunos que aprendem a programar acabam por escrever código que não entendem. A maior parte dos sistemas de avaliação de código disponíveis avaliam a solução submetida funcionalmente e não o conhecimento da pessoa que o submeteu. Esta dissertação propõe um sistema que gera questões sobre o código submetido pelo aluno, analisa as suas respostas e devolve as respostas corretas. Desta forma, os alunos refletem sobre o código que escreveram e os professores das unidades curriculares de programação conseguem identificar melhor as suas dificuldades. Conduzimos uma experiência com alunos de licenciatura e mestrado em Engenharia Informática e cursos relacionados de forma a perceber quais as suas dificuldades e testar a robustez do protótipo. Concluímos que a maior parte dos alunos, embora entendam detalhes simples do código que escrevem, não entendem o comportamento do programa na sua totalidade e o estado que este possui num determinado momento. São também sugeridas melhorias ao protótipo e à condução de futuras experiências. |
Designação do grau: | Mestrado em Engenharia Informática |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_tiago_martinho_soares.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.