Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23692
Autoria: Fonseca, Laura Maria Thomaz Honório da
Orientação: Pereira, José Santana
Data: 30-Nov-2021
Título próprio: Media, avaliação de líderes e voto em Portugal: O caso das eleições legislativas de 2019
Referência bibliográfica: Fonseca, L. M. T. H. da. (2021). Media, avaliação de líderes e voto em Portugal: O caso das eleições legislativas de 2019 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23692
Palavras-chave: Avaliação de líderes
Media
Comportamento eleitoral
Portugal
2019
Leader evaluation
Electoral behaviour
Resumo: A investigação científica tem lançado luz sobre a relação entre a avaliação de líderes pelos/as eleitores/as e a sua escolha de voto, mas de todos os fatores que contribuem para esta relação, a avaliação do papel da comunicação social permanece um campo de estudo que ainda necessita de aprofundamento. Em Portugal, a comunicação social cobre mais os/as líderes do que os partidos e as suas propostas? A exposição à cobertura de líderes nos media tem efeito nas escolhas de voto dos/as eleitores/as? A televisão e os jornais contribuem para um enviesamento positivo da avaliação de líderes partidários/as? Na escassez de estudos sobre estas questões no contexto político considerado, a escolha da presente investigação recaiu sobre as eleições legislativas de 2019, partindo de uma análise de conteúdo a quatro meios de comunicação social, bem como da análise de dados recolhidos por um estudo pré-eleitoral do ICS e ISCTE, num quadro temporal que antecipava mudanças na representação parlamentar e, nomeadamente em termos de composição partidária. Conclui-se que a exposição aos jornais possui um papel relevante, tanto na definição das avaliações de líderes, como na explicação da importância das mesmas na intenção de voto para alguns dos partidos considerados; que as características de amabilidade possuem um peso significativo e positivo no comportamento eleitoral, superior às características de competência, apenas para o caso do voto no PSD; e que eleitores/as alinhados/as e desalinhados/as são, igualmente, influenciados/as pelas avaliações de líderes, quando decidem em que partido votar.
Scientific research has shed light on the relationship between voters' evaluation of leaders and their choice of vote, but of all the factors that contribute to this relationship, the role played by the media in this evaluation remains an underexplored research area. In the portuguese case, does the media cover leaders more than parties and their proposals? Does exposure to media coverage of leaders have an effect on voters' voting choices? Do television and the press contribute to a positive bias in the evaluation of party leaders? In the scarcity of studies on these issues in the political context considered, the choice of the present research fell on the 2019 parliamentary elections, based on a content analysis of four media, as well as on the analysis of data collected by a pre-electoral study of ICS and ISCTE, in a temporal framework that anticipated changes in parliamentary representation and, namely in terms of party composition. We conclude that exposure to newspapers plays a relevant role both in the defining leader evaluations and in explaining their importance in the intention to vote for some of the parties considered; that the characteristics of warmth have a significant and positive weight on electoral behaviour, higher than the characteristics of competence, only in the case of voting for the Social Democratic Party (PSD); and that aligned and desaligned voters are equally influenced by leader evaluations when deciding which party to vote for.
Designação do grau: Mestrado em Ciência Política
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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